quinta-feira, 7 de abril de 2011

No MA o sujeito só faz oposição quando rejeitado pelo sistema

No estado do Maranhão, a situação e a oposição se confundem. É que todos os políticos maranhenses tem uma mesma natureza, uma mesma essência.

Querer satanizar a família Sarney e glorificar os seus adversários, é próprio de quem desconhece a política maranhense ou é adversário dessa família que há mais de 40 anos governa o Maranhão. Por competência da família e incompetência dos seus adversários, é óbvio!

O grupo liderado pelo ex-governador e ex-prefeito de São Luís Jackson Lago, falecido recentemente, se tivesse competência, teria permanecido no poder estadual, assim como permanece no poder municipal em São Luís, desde a década de 90.

O poder estadual no Maranhão ainda vai permanecer sob o comando do grupo Sarney, por mais algumas décadas, porque a oposição quando chegou ao poder, não fez nada que o diferenciasse do grupo político que foi afastado do poder.  Isso é tão verdadeiro, que quando Jackson Lago foi cassado, o maranhense acompanhou com espantosa indiferença o desenrolar dos últimos acontecimentos. Numa palavra, não reagiu como os pedetistas a assemelhados esperavam.

Sob o governo o Jackson Lago, novos ricos surgiram nesse Estado, não por força do esforço e do trabalho ou por terem sido bafejados pela sorte ao ganharem na loteria ou bamburrado numa mina de outro, mas por obra e graça do governo. Em Timon, existem famílias que como o Rei Midas, ficaram ricas da noite para o dia, num curto espaço de dois anos.

Já se discute hoje, em meio aos seguidores de Jackson Lago, quem ira sucedê-lo. Jackson Lago assim como o seu inspirador Leonel de Moura Brizola, não deixou um sucessor, por força de um centralismo que nunca permitiu que alguém pudesse ofuscar essa duas lideranças pedetistas.

Os maiores amigos de Jackson Lago, Aziz Abud Santos, Moacyr Feitosa e outros menos expressivos, não têm carisma e liderança para assumir o comando do PDT. Fala-se no nome do médico Igor Lago, filho de Jackson Lago, mas como se trata de um ilustre desconhecido para os marahenses, dificilmente ele assumirá tal responsabilidade.

No presente momento - só existe um nome no estado do Maranhão, como musculatura e liderança politica capaz de liderar oposição e com condiçõe sreias até de derrotar em 2014 a família Sarney: Flávio Dino. Mas antes ele precisa deixar o minúsculo PC do B.


No Maranhão eu só conheci em toda minha vida, três políticos que mereceram a minha admiração e respeito, pela coerência política: os médicos comunistas Maria Aragão, Wiliam Moreira Lima e o poeta Nonato Pudim. O resto é tudo japonês.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: