segunda-feira, 25 de abril de 2011

Piscinões para Teresina


O caos em se transformou a cidade de Teresina, na noite de ontem (24/04) após a pesada chuva que caiu sobre esta cidade, escancarou de vez, um grave problema que vive a atormentar, sobretudo, os moradores da zona leste desta capital, a sua zona mais impermeabilizada.

Teresina, uma capital que foi criada a partir de um planejamento, pelo menos na parte onde esta cidade começou, mas que ao crescer, não obedeceu ao mesmo planejamento inicial, não levando em consideração, quando sua expansão territorial a existência de lagoas (reservatórios naturais) e riachos que deveriam ser preservados, para que no futuro os seus desaparecimentos não viessem a provocar transtornos na vida dos seus habitantes, sofre com os efeitos de qualquer chuva. Pois acontece que como o caminho das águas foi destruído, toda a chuva que cai se acumula nas partes mais baixas, transformando ruas e praças em lagoas artificiais e rios artificiais.  .

A cidade de São Paulo passa por esse mesmo problema, tendo que apelar para a construção de piscinões, na tentativa de diminuir os efeitos de acumulo de água nas suas regiões mais baixas.

Mas o uso da impermeabilização do solo sem nenhum critério, talvez seja, a principal causa das enchentes.

A consciência e diagnósticos desses problemas os prefeitos que antecederam a Elmano Ferra já dispunham, só que as obras precisam ser feitas e com urgências não dão retorno em termos de votos e além do mais, ainda dependem de grandes investimentos que a prefeitura não dispõe. Só com recursos federais é possível construir grandes obras de saneamento básico. E isso, muita das vezes independe de vontade política.

siga no Twitter @domseverino ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) e Portalaz.com.br

Nenhum comentário: