quinta-feira, 23 de junho de 2011

Essa imagem do paraíso vai acabar nos criando sérios problemas


Com a Europa e os EUA mergulhados numa profunda crise financeira, onde o desemprego é a mais séria ameaça, os brasileiros que estão lá fora e até mesmo os estrangeiros, que ouvem falar da queda do desemprego e de um mercado de trabalho em expansão no Brasil e com grandes oportunidades para quem tem boa qualificação, de uma hora para outra, o nosso poderá ser invadido por repatriados e estrangeiros em busca de um trabalho.

Essa propaganda enganosa, patrocinada pelo governo federal e anunciada pela imprensa, inclusive a estrangeira, poderá convulsionar o Brasil, que se apresenta um crescimento substancial na geração de emprego, isso se dá num setor da economia, onde o trabalho via e regra é temporário e com alta rotatividade.

Se o Brasil fosse de fato esse paraíso que o governo e a mídia vivem a vender, não existiriam milhares de trabalhadores acampados no município de Altamira (PA), esperando à hora de serem recrutados pelas construtoras que vão construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte e, os cursinhos preparatórios para concurso público, não estariam lotados.

O Brasil que sem vigilância nos oito mil quilômetros de fronteiras com vários países, permite que bolivianos, peruanos, paraguaios, uruguaios e argentinos ingressem em solo brasileiro em busca de melhores condições de vida. Com o repatriamento de brasileiros e a migração de mais estrangeiros, a coisa poderá se complicar ainda mais.

Nenhum comentário: