quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nós os povos atrasados continuamos trocando "ouro por missangas" (penduricalhos)


Qualquer empresa ou grupo que queira se instalar no Brasil tem que se adequar as leis, as normas e os regulamentos do país e não ao contrário.

Qual o grupo econômico brasileiro que teria a ousadia de exigir em qualquer país civilizado, que um órgão como o IPHAN se adequasse a um projeto, só para não perder um investimento, que em termos de geração de emprega não é tão significativo? Nenhum! Porque lá existe uma cultura voltada para a preservação daquilo que um instituo como o IPHAN, para tombá-lo, passam por um longo processo, que envolve técnicos da maior respeitabilidade, como os do IPHAN.

Mas aqui não! Qual o grupo econômico brasileiro que teria a ousadia de exigir em qualquer país civilizado, que um órgão como o IPHAN se adequasse a um projeto, só para não perder um investimento, que em termos de geração de emprega não é tão significativo? Nenhum! Porque lá existe uma cultura voltada para a preservação daquilo que um instituo como o IPHAN, para tombá-lo, passam por um longo processo, que envolve técnicos da maior respeitabilidade, como os do IPHAN.

Mas aqui não! Nós os povos atrasados continuamos trocando ouro por missangas (penduricalhos).

Os técnicos do IPHAN-PI,  estão apenas zelando por aquilo que representa parte do patrimônio histórico piauiense. E certamente, eles não estão cometendo nenhum aleivosia, mas apenas tentando preservar uma riqueza que é fruto de um série de estudo criterioso e com responsabilidade.

Lei  Teresoca deve ser ressuscitada no Piauí

No estado do Piauí, não será surpresa para ninguém se a lei teresoca for ressuscitada só para atender aos interesses de grupos estrangeiros, sem nenhum compromisso como o país. Querendo apenas ganhar dinheiro, com investimentos do BNDES e BNB. 

O que vem ser a lei Teresoca? 

A Lei nº 4.121/62, da década de 40, foi fruto de uma batalha jurídica do mega empresário das comunicações Assis Chateaubriand travava travava com Cora Acuña, pela posse da filha de ambos, Teresa Acuña. Em sua estratégia para obter a guarda da filha, Chateaubriand movia uma campanha de difamação moral contra Cora em seus jornais para convencer a justiça de que a mãe não tinha condições de criar a filha. Porém, havia um entrave legal: Chateaubriand ainda era casado com a sua primeira esposa, Maria Henriqueta, e não havia registrado Teresa quando de seu nascimento, pois filho havido pelo cônjuge fora do matrimônio não era passível de reconhecimento legal, conforme a legislação vigente à época. Para Assis Chateaubriand obter a guarda de Teresa Acuña, o Congresso Nacional votou e o presidente Getúlio Vargas sancionou essa famigerada lei.

O IPHAN até onde eu sei - é uma instituição da maior respeitabilidade e confiabilidade. O IPHAN existe para defender os interesses do povo brasileiro e não os interesses de grupos, que mesmo bem intencionados, na defesa dos interesses corporativistas ferem a soberania da nação brasileira.

Os técnicos do IPHAN-PI,  estão apenas zelando por aquilo que representa uma parte do patrimônio histórico piauiense. E certamente, eles não estão cometendo nenhum aleivosia, mas apenas tentando preservar uma riqueza que é fruto de um série de estudo criterioso e com responsabilidade.

O IPHAN até onde eu sei - é uma instituição da maior respeitabilidade e confiabilidade. O IPHAN existe para defender os interesses do povo brasileiro e não os interesses de grupos, que mesmo bem intencionados, na defesa dos interesses corporativistas ferem a soberania da nação brasileira. 

Em TemPo:


O que Lula disse ou deixou de dizer não tem nenhuma importância, porque ele não tem conhecimento nas áreas de patrimônio histórico e meio ambiente. Quando muito, ele entende de torno mecânico. Uma profissão honrada, mas que não credencia ninguém a opinar sobre esses dois temas.


siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino   

Nenhum comentário: