sábado, 2 de julho de 2011

Alguns fatores que contribuiem para o atraso da região NE



Enumerar aqui todos os fatores que contribuem diretamente para o atraso da região Nordeste demandaria muito tempo, por serem muitos os fatores e de toda ordem. Por isso vou me ater só àqueles que eu considero fundamentais.

Como por exemplo, a eterna dependência do povo nordestino do poder público, um poder púbico que faz do homem que habita essa região, um ser sem vontade própria, que age mais pelo estomago do que por ser uma pessoa consciente dos seus direitos, e que para tê-los, precisa exigir e cobrar.

A dependência do nordestino ao poder público está na raiz de todos os problemas que impedem os naturais dessa região de se libertarem de políticas e de políticos atrasados, que administram o presente como se vivessem lá no passado, num tempo onde o brasileiro pobre e miserável era tratado como pária ou escravo.

Tudo na região Nordeste, em pleno século XXI, ainda funciona em função do Estado empregador e do Estado tutor. É que nessa região os melhores empregos continuam sendo ofertados pelo Estado, que privilegia os caciques políticos, os donos dos currais eleitorais, que tratam os seus agregados, como gado humano.

A região Nordeste não é tão diferente das outras regiões do país, o único diferencial entre essa região e as demais regiões do país reside na industrialização, o que permite ao homem ser independente do poder público. Até porque, os nossos parques industriais estão localizados em estado de grande densidade populacional, o que dificulta o acesso da pessoa comum aos entes estaduais e municipais.
Em capitais do porte de Teresina, o cidadão comum cruza com o prefeito, o governador e demais autoridades a todo o momento.

A pobreza que obriga o cidadão nordestino a viver rastejando, é a mesma que faz do nordestino um povo com baixa autoestima. Também pudera, como ter uma autoestima elevada, com a barriga vazia, doente, depauperado e sem perspectivas de vida uma melhor?

Nessas condições, nem um ‘santo’ consegue ser confiante, otimista e ter moral elevada.  

Na região NE, fora do serviço público federal, estadual e municipal, não existe vida. O programa Bolsa família é viver com dignidade. 

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: