domingo, 17 de julho de 2011

Mercado varejista brasileiro desnacionalizado


Todo Dia do Walmart, em São Luís do Maranhão.

O mercado varejista brasileiro está sendo desnacionalizado por multinacionais, como o Walmart americano e o Cassino e Carrefour francês. A desnacionalização completa do setor de varejo representa uma ameaça real aos pequenos grupos de supermercadistas brasileiros, que não tem como competir com esses oligopólios estrangeiros, que chegam ao país com o desejo deliberado de matar os pequenos por asfixia.

Os grupos internacionais chegam ao Brasil através de consórcio com grupos brasileiros, para logo em seguida, irem avançando sobre o nosso mercado. Para se protegerem da ação devoradora dos grupos econômicos estrangeiros, as pequenas brasileiras buscam se proteger, apelando para a fusão entre as nacionais.  

O grupo maranhense Mateus que pensava se expandir para o todo o país, vem buscando uma saída através de associação, porque o Walmart chegou ao estado Maranhão, querendo acabar com o que ainda do grupo de resistência.

Após dominarem o mercado varejista brasileiro, esses oligopólios passam a ditar as regra do jogo, ou seja, os preços são eles que controlam.

Nenhum comentário: