quarta-feira, 6 de julho de 2011

Partido do ministro demissionário que participar da escolha do novo ministro

por Maria Flor

Ao final da reunião com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), senadores do PR afirmaram que o partido não sai magoado com o governo pela saída de Alfredo Nascimento dos Transportes, após denúncias de corrupção. No encontro, líderes do partido só pediram para participar da definição do novo nome para comandar o ministério.

Assim que terminou a reunião, Ideli seguiu para uma conversa com a presidente Dilma Rousseff. O nome mais cotado é do senador Blairo Maggi (PR-MT), que já chegou a ser sondado para assumir o cargo.

O senador deixou o Planalto sem que a reunião da ministra com a bancada tivesse terminado.

Ao deixar a reunião, Maggi foi questionado por jornalista se ele seria o novo ministro. A resposta foi um sinal da cruz e um "Deus me livre".

Maggi chegou a falar para Ideli que estava chateado com a "injustiça" feita com o diretor-geral do Dnit, Luiz Pagot. Principal alvo das denúncias de superfaturamento de obras e pagamento de propina, Pagot estava entre os integrantes da cúpula dos Transportes que a presidente determinou o afastamento.

Pagot, no entanto, entrou com pedido de férias de 30 dias. Maggi é aliado de Pagot e teria feita a indicação para o posto. O senador disse a Ideli que se for para Pagot ser demitido quando voltar de férias, ele poderia sair agora.

Durante a reunião, o senador Magno Malta (ES) recebeu uma ligação de Nascimento avisando que pediria demissão.

Até o telefonema, Ideli disse que não tinha sido autorizada pela presidente a negociar com o partido a troca no comando da pasta. A avaliação dos correligionários é que a pressão foi tanta que ele tomou a iniciativa de se demitir.

O PR agora espera ter a garantia de que vai discutir o nome do novo ministro com o governo em um segundo momento. Malta disse que "de jeito nenhum" será definido hoje. "Fazer coisa atabalhoada só da chance para que na próxima semana um novo escândalo aconteça", disse.(Foha Online)

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino 

Nenhum comentário: