quarta-feira, 6 de julho de 2011

UFMA tem participação record na 63ª da SBPC em Goiânia


O evento acontece entre os dias 10 e 15 de julho e a UFMA tem record de participação com 125 trabalhos aprovados

A Universidade Federal do Maranhão participará da 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia.

Na reunião, serão apresentados 189 trabalhos científicos de Instituições de Ensino Superior do Maranhão, sendo 125 da Universidade Federal do Maranhão, 20 da Universidade Estadual do Maranhão, 16 do Instituto Federal do Maranhão e mais 18 de faculdades particulares. Dos 125 trabalhos da UFMA, 17 vão participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica, que tem como objetivo integrar jovens cientistas de todo o Brasil. Os trabalhos foram premiados durante o Seminário de Iniciação Científica da UFMA (SEMIC) ocorrido em 2010.

A Universidade terá participação também na Tenda da Ciência, que faz parte da programação da SBPC Jovem, na qual fará uma exposição científica de experimento elaborado e desenvolvido no Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, coordenado pelo Prof. Dr. Antonio José Oliveira.

A UFMA, junto à prefeitura municipal de São Luís, manterá durante toda a Reunião um estande na ExpoT&C para divulgação da 64ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá de 22 a 27 de julho de 2012, no Campus da Universidade Federal do Maranhão em São Luís, ano em que a cidade completa 400 anos.

Para a escolha do tema, a UFMA liberou uma enquete no período de 21 de junho a 1º de julho com os temas Bioma, Energia, Sustentabilidade, Cultura e Pobreza. São cinco temas, dos quais os mais votados foram Cultura, com 27,83%; Sustentabilidade, com 24,03% e Pobreza com 18,30%. Os temas vencedores serão discutidos durante a realização da 63ª Reunião, para definir qual vai ser o assunto que irá marcar a 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Maranhão.

Conheça um pouco mais sobre os temas vencedores:

Cultura é o modo de uma sociedade pluriétnica e multicultural. A mudança cultural na construção da Ciência e Inovação, rompendo a cultura do desperdício. A cultura como instrumento de sustentablidade e qualidade de vida: múltiplos saberes, múltiplos fazeres e múltiplos poderes.

Sustentabilidade estuda as grandes dimensões do desenvolvimento sustentável. Conflitos dos usos múltiplos: água, alimentos e espaço. Ética e Qualidade de vida: saúde, educação, segurança, justiça, equidade, ecológica, social, cultural, econômica, política, científica, tecnológica.

Pobreza, tema para erradicar a pobreza, o que é um desafio, e auxiliar nas mudanças dos indicadores humanos no Maranhão, no Brasil e no mundo, baseados nos itens: segurança alimentar, geração de emprego e renda, modelos solidários e familiares, moradia e acesso e equidade.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino 

Nenhum comentário: