sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O homem se vê diante de uma bifurcação


O mundo na segunda metade do século XXI se vê diante de  uma bifurcação, com dois caminhos a sua frente e sem saber qual opção fazer, se à esquerda ou à direita, pois ambos os caminhos se apresentam tomados por uma escuridão, que impede o viajor de seguir em frente.

Um desses caminhos é o socialismo, que quando começou a ser descoberto, acenava aos seus seguidores, com a possibilidade da construção de uma sociedade justa e igualitária para todos. Essa promessa fez renascer na população do velho mundo, que vinha de várias guerras seguidas no início até a metade do século XX, a esperança de um mundo novo, onde o homem deixaria de ser um escravo do sistema e passaria a ser o senhor absoluto da sua própria vida e história.

Com essa promessa miraculosa, mais da metade do mundo, passou a ver no socialismo a redenção do homem e a partir dessa perspectiva, o outro caminho representado pelo capitalismo, se viu sendo abandonado, o que obrigou os países capitalistas a reagirem contra o que para eles representava uma séria ameaça, partindo para o enfrentamento, seja na forma de melhorias salariais ou de ganhos em matéria de direitos trabalhistas.

Os países capitalistas com o avanço do socialismo sobre os seus bastiões procuram se antecipar as promessas de liberdade acenadas pelos comunistas, neutralizando e contendo o avanço do comunismo, através da propaganda negativa do comunismo.   

Mas o que acabou provocando mesmo o recuo do comunismo - foi à descoberta de parte dos trabalhadores, que o homem na sociedade comunista, poderia até obter alguns ganhos sociais, mas não conquistava o essencial: a sua liberdade. A partir do momento em que essa faceta do comunismo foi sendo revelada, esse sistema deixou de crescer e as reações internas se responsabilizaram pelo seu permanente desmoronamento.

Neste momento em que o capitalismo vive os seus estertores e o comunismo moribundo esperneia, o mundo clama por um sistema que aproveite o que de bom existe nesses dois sistema, na construção de um novo sistema de governo que represente uma alternativa a esses dois sistema de governos que faliram por imperícia do seus quadros dirigentes e a fome excessiva de poder.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverin

Nenhum comentário: