quinta-feira, 4 de agosto de 2011

William Crocker de volta à aldeia dos índios canelas



Considerado, aos 87 anos, um dos maiores antropólogos do mundo, o norte-americano William Crocker decidiu, na semana passada, rever, no município de Barra do Corda, os índios Canela, povo de fala timbira do tronco lingüístico macro-Jê, 50 anos depois de iniciar seus estudos sobre aquela tribo – estudo que resultou em sua tese de doutorado na Universidade de Stanford. William Crocker escreveu uma dezena de livros sobre os Canela e, juntamente com outros pesquisadores norte-americanos, criou, nos Estados Unidos, a Timbira Research and Education Foundation, fundação dedicada ao estudo dos timbira. 

Os índios receberam o antropólogo em festa. O mesmo fez a sociedade de Barra do Corda, por intermédio de sua Academia de Letras, do Instituto Histórico e da Casa de Cultura Galeno Brandes. A imprensa, de todos os quadrantes, comeu poeira. (blog Maranhão Maravilha) 

William H. Crocker  - Estudou o messianismo Canela

Em 1963, um movimento messiânico agitou os índios Ramkokamekra Canela do Maranhão. Uma mulher grávida profetizou que a relação de desigualdade entre índios e brancos iria se inverter: quando nascesse sua filha, os brancos iriam caçar nas matas e os índios teriam fazendas e aviões. Organiza-se um culto a essa filha que vai nascer, e que desde o ventre de sua mãe já fala e anuncia o que virá. O parto de um menino natimorto, embora contrarie o que foi previsto, encontra explicação, e o movimento continua. Mas fazendeiros vizinhos, irritados com o abate de gado pelos índios, organizam um assalto aos canelas, queimam a aldeia e matam quatro índios, apesar das garantias de invulnerabilidade dadas pela profetisa. O movimento messiânico se esfacela, e o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) desloca temporariamente os canelas para a reserva dos Guajajara.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

2 comentários:

jaldiron disse...

impeaj to impej good

Anônimo disse...

ipê canela catêjê nõ wa amã ihcakôc ca ikampa ne ahtyc xá xwyjrea na imã ampo jare