terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Gastronomia maranhense em debate



II Mostra de Gastronomia Maranhense propícia discussão sobre a relação entre cultura, ecossistemas, gastronomia e turismo

II Mostra de Gastronomia Maranhense movimentou o auditório setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH), no Campus do Bacanga, em São Luís, na última sexta-feira (9). Planejado com o objetivo de divulgar a culinária maranhense e proporcionar aos acadêmicos a vivência da prática profissional, o Evento é realizado semestralmente pelos alunos da disciplina Gastronomia Aplicada, ministrada pela professora mestre em Sustentabilidade e Ecossistemas, Marilene Sabino.

De acordo com ela, a idéia surgiu da necessidade dos acadêmicos de conhecerem a gastronomia maranhense. “Nós detectamos que os estudantes pouco conheciam sobre a nossa gastronomia. Por isso, pensamos num evento que possibilitasse a discussão e a degustação desses pratos”, explica Marilene Sabino.

Responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura e Ecossistemas do Departamento de Turismo e Hotelaria, a professora reforça a importância de um evento que discuta a relação entre a Cultura, os Ecossistemas, a Gastronomia e o Turismo.
 “Para nós é um orgulho realizar esse evento que é de suma importância por mostrar que a UFMA e o Curso não são estáticos. Pelo contrário, nós produzimos um conhecimento que é dinâmico e que está em constante movimento”, enfatiza.

A acadêmica do sétimo período de Hotelaria, Luana Isthaele, destaca a importância do evento para a construção do aprendizado dos acadêmicos. “Essa Mostra nos possibilita aplicar as técnicas que aprendemos em várias disciplinas, saímos da sala de aula para a prática, o que é importante para toda Universidade”, diz.

Discussão

A primeira parte do evento contou com palestras sobre Gastronomia Hospitalar, proferida pela professora Elza Galvão; Festivais Gastronômicos de São Luís, ministrada pela representante da Secretaria Municipal de Turismo, Nair Michele; e Empreendedorismo Gastronômico na Raposa, com o empresário Francisco da Silva Oliveira, o Capote, que já trabalha a 25 anos no ramo da gastronomia.

Degustação

Em seguida, os convidados degustaram pratos da culinária maranhense, como os tradicionais arroz de cuxá, peixe frito torta de camarão, vatapá; até as novidades deste ano, que foram à anchova ao molho de camarão e a Taioba.

Além dos pratos principais, os acadêmicos ofereceram como sobremesa doces maranhenses, bombons caseiros, sucos e frutas da terra, sem esquecer o famoso guaraná Jesus.

Realizada pelo Curso de Turismo e Hotelaria da Universidade, a II Mostra de Gastronomia Maranhense contou com a parceria da Reitoria da UFMA, da Prefeitura de Campus, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Turismo e Hotelaria, da Prefeitura de São Luís, além de diversos hotéis e restaurante de São Luís, São José de Ribamar e Raposa.

siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: