sábado, 17 de dezembro de 2011

Três grandes perdas para o mundo da arte e da cultura


Joãosinho Trinta ao lado de outro gênio da arte

O Brasil perdeu num só dia, dois dos nomes mais expressivos da sua arte e cultura: o carnavalesco Joãosinho Trinta e o ator, diretor, roteirista e apresentador de televisão Silvio Britto.  E o mundo perdeu a cantora cabo-verdiana Cesária Évora.

Joãosinho Trinta, considerado por todos como gênio, como o carnavalesco que revolucionou o carnaval brasileiro, saiu de cena na sua terra natal, o estado que lhe deu régua e compasso - e muita inspiração para que conquistasse muitos títulos no carnaval carioca.

O maior de todos os carnavalescos brasileiros, também era um grande criador de frases, como essas que segue: “O povo gosta é de luxo; quem gosta de miséria é intelectual”. “Vou para São Luis do Maranhão e não sei quando volto, pois lá a gente não conta o tempo”. “Fui concebido em fevereiro. Sou fruto do carnaval”.  

Morreu nesta manhã de sábado, em São Luís, o carnavalesco Joãosinho Trinta, de 78 anos. João Clemente Jorge Trinta estava internado desde o dia 3 de dezembro, em estado grave na UDI. Segundo o médico cardiologista José Bonifácio, a hora da morte foi 9h55 de infecção urinária e pneumonia. O corpo do carnavalesco sairá do hospital e ficará, durante todo o dia de hoje até as 10h de domingo no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol). De lá sairá em cortejo até o Teatro Arthur Azevedo até a segunda-feira. A assessoria de imprensa de Joãosinho informou que o sepultamento deverá ocorrer às 10h da segunda-feira.

 
Sérgio Britto, a direita, sendo ouvido atentamente pelo dramaturgo Nelson Rodrigues  
Neste dia 17, o teatro brasileiro perdeu um dos seus maiores expoentes, o médico por formação e ator por vocação Sérgio Britto, responsável pelo surgimento de um teatro brasileiro. Esse múltiplo de artista viveu exclusivamente para o teatro, não tendo constituído família, porque viveu só para arte teatral.


Cesária Évora ao lado da cantora brasileira Marisa Montes

Morreu na manhã deste sábado (17) o ator e diretor Sérgio Britto. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 14 de novembro com problemas cardíacos e faleceu às 6h35 de insuficiência respiratória aguda. A informação foi confirmada pela assessoria da Rede D'Or.

O mundo e a música perderam no dia de hoje, uma artista impar, a cantora caboverdiana Cesária Évora, conhecida como a diva dos pés de calços e a rainha da morna, um gênero musical e de dança de Cabo Verde. Cesária Évora tinha a voz mais bela.

Morreu na manhã deste sábado (17) a cantora cabo-verdiana Cesária Évora, aos 70 anos, no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde. A notícia foi confirmada pela agência Lusa. A cantora estava internada desde sexta-feira e morreu por insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada.

siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: