sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A desindustrialização no Brasil já é uma realidade


Quando o setor industrial perde importância econômica, é porque alguém está produzindo o que consumimos. Essa afirmação contraria a opinião do economista Paul Singer, secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que acaba de afirmar que a indústria no Brasil perdeu importância, mas que falar em processo de desindustrialização é um exagero.

A Vulcabras acaba de fechar seis fábricas na Bahia, porque essa empresa vem acumulando prejuízos, que na opinião da sua diretoria é devido à competição com produtos importados da China e Índia. Logo depois de anunciar o fechamento dessas indústrias na região Nordeste, a Vulcabras anunciou que vai começar a produzir na Índia, por meio de um contrato de arrendamento.   

É inegável que o processo de desindustrialização avança celeremente no Brasil, porque o governo brasileiro escancarou o nosso mercado para os produtos Made In China e Made In Índia, países onde o custo da produção é infinitamente inferior ao custo de produção da indústria nacional, porque um trabalhador nesses dois países menos qualificado ganha um dólar por dia e ainda sem encargos sociais para as empresas.

E a tendência é que esse processo de desindustrialização continue aumentando, porque esses dois países impõem ao Brasil, como condição para comprar as nossas commodities, uma abertura cada vez maior do nosso mercado para os seus produtos.

Parte da crise do desemprego nos EUA é atribuída à desoneração da produção e os baixos salários pagos aos trabalhadores chineses e indianos, o que levou muitas empresas norte-americanas a migrarem para esses dois países. Tomemos por exemplo, o serviço de Call Center nos EUA, onde parte significativa desse tipo de serviço dele é operado a partir da Índia, cuja população fala fluentemente o inglês, o que funciona como mais um atrativo para os empresários que visam muito mais o lucro do que os interesses do país de origem do capital.

Se nada for feito no sentido de barrar essa enxurrada de produtos chineses e indianos que estão dominando o nosso comércio, o desemprego vai acabar produzindo um estrago monumental na economia brasileira.

E para infelicidade do povo brasileiro, os chineses estão comprando grandes extensões de terra, o que no futuro poderá ameaçar a soberania nacional. Ocorre que com a compra de terras, de indústrias e a forte presença de chineses no comércio, vem parte da população excedente ou da superpopulação desse país oriental. Pois é ai que reside o perigo. 

siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: