terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Como na queda de Ícaro

No quadro do pintor Brueghel, que está no Museu de Bruxelas: "A queda de Ícaro", o que de mais extraordinário revela esse quadro - é à queda de Ícaro no mar e nada se perturba, em redor. Um quadro que por si só vale a viagem à Bruxelas, como disse, o saudoso jornalista Carlos Lacerda no seu livro Depoimento.

Como a queda de Ícaro mostrada nesse quadro, que tão bem mostra a indiferença como o mundo vê certas personalidades, assim o mundo está encarando o anuncio da renuncia do Papa Bento XVI ao se mandato vitalício, ao trono. Ocorre que o papel da Igreja Apostólica Romana no mundo atual é praticamente nulo, porque nem poder político essa igreja tem mais, como teve no período da Guerra Fria, quando o Papa João Paulo II articulou com os EUA à queda da ditadura da URSS. Esse que é sem duvida nenhuma, o grande legado da Igreja Católica ao mundo.
    
Até como guia espiritual à Igreja Católica vem perdendo importância e terreno para as seitas neopentecostais que crescem em todo o mundo, como ervas no monturo. Aliado a esse fator, outros se somam a perda de importância dessa igreja, como o seu não engajamento na luta pelo controle de natalidade e pelo uso de preservativos, o que coloca a Igreja Católica Romana, frontalmente contra a ciência.

Na Europa a Igreja do Papa Bento XVI perde espaço a olhos vistos para o ateísmo, que está fazendo com as igrejas permaneçam o tempo todo vazias e também não consegue atrair os jovens para o seu ministério.

Essa idéia de Deus e da divindade do Papa, já não convence mais ninguém, a não ser os ignorantes ou os oportunistas, que vêem na possibilidade de fazerem votos de fé a essa igreja, uma grande chance de promoção social e política.

A imprensa repercute muito esse fato, porque ainda é notícia, mas o fato em si, pouco representa para a humanidade que não consegue ver na figura do Papa, alguém com capacidade para mudar o seu destino trágico, ou seja, livrá-la da fome, da sede, dos fenômenos da natureza que provocam danos e mortes de milhões de pessoas em redor.

É que Papa e o Deus que ele prega, não tem poder de interferir na vida das pessoas, como por exemplo, salvar centenas de jovens de uma tragédia como essa que ocorreu recentemente em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. 

O Papa Bento XVI deveria prestar um grande serviço a humanidade, revelando ao Mundo que esse Deus p´regado pela sua igreja não existe. É uma grande mentira e um instrumento de dominação e manipulação. 

Em Tempo:


Certos idiotas costumam carregar faixas e a ostentarem camisas com a seguinte frase:"Deus é fiel! A quem? A existência de Deus só aos come e dorme das igrejas e aos parasitas que levam a vida inteira no ócio, nada criativo. Existe vida melhor do que a dessa gente? Certamente não!

Nenhum comentário: