terça-feira, 8 de abril de 2014

Lula ao falar para a agência EFE admitiu o fracasso do chavismo

O ex-presidente Lula ao ser entrevistado pela agência de notícias EFE admitiu o fracasso do chavismo e sugeriu ao presidente Maduro que procure formar um governo de coalizão para firmar um pacto de governabilidade para poder resolver os graves problemas de escassez de gêneros alimentícios, combater a inflação e acabar com os constantes apagões elétricos.   

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou hoje o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, a  convocar um governo de coalizão para reduzir a tensão política entre governo e oposição no país vizinho. 

"Maduro deve tentar reduzir o debate político para dedicar-se inteiramente ao governo, formar uma coalizão política, para a construção de um programa mínimo e reduzir a tensão". a EFE. 

Falando a jornalistas, blogueiros, Lula disse que a pessoa que dirigia após o golpe de 2002 contra o então presidente Hugo Chávez, o Grupo de Amigos da Venezuela. 

"Quando Maduro assumiu o governo falava que era muito importante encontrar o equilíbrio para construir a paz e permitir a Venezuela desenvolver todo o seu potencial. A Venezuela precisa firmar um pacto de cinco anos para poder resolver o problema dos constantes apagões elétricos, combater à inflação e ser auto-suficiente em alimentos ", disse ele. 

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) elogiou o adversário Henrique Capriles "por não ser radical", com o movimento de oposição nas ruas. 

Lula também citou o conflito das classes média e alta sob o governo Chávez, durante a qual "alguns ministros não podiam regressar de dia às casas e apartamentos por medo do bairro em que viviam." 

Venezuela está passando por uma onda de protestos desde fevereiro 12 contra Maduro, que por vezes resultaram em violência que deixou 49 mortos e centenas de feridos e milhares de pessoas presas. com El Universal (VEN)

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: