domingo, 6 de abril de 2014

O ator Kevin Spacey escreveu carta a favor da liberdade na Venezuela

O ator norte-americano Kevin Spacey escreveu uma carta a favor da luta por liberdade na Venezuela. A missiva se encontra no seu blog pessoal. A seguir o texto.
  
“Durante muitas semanas, milhares de venezuelanos tem ocupado as ruas em protesto contra um governo autoritário.

Esses estudantes clamam por liberdades humanas básicas e se mantém com todo direito a protestar, em atos já realizados em Boston, Bielorússia e Venezuela. Contra eles  governo da Venezuela tem respondido com mão de ferro. Leopoldo López, líder do partido de oposição, Vontade Popular (VP), convocou manifestações pacíficas em todo o país para fazer frente aos problemas que enfrenta o seu país. Entre todos os problemas destacam-se a escassez crônica de alimentos, a inflação mais alta do mundo  e a censura permanente dos meios de comunicação. Maduro inclusive não permitiu a transmissão da entrega dos Oscars, pela primeira vez na história da Venezuela.     

Mais de 1.400 estudantes estão detidos, existem mais de 40 casos confirmados de tortura e, no entanto Leopoldo López se encontra em uma prisão militar venezuelana.
López tem convocado os estudantes a exercerem seus diretos legais, como protestar pacificamente e lutar por liberdade de expressão e em repetidas ocasiões deu ênfase a que se deve fazer sem violência. O presidente Nicolás Maduro culpou López pela violência que tomou do país e ordenou sua condenação por assassinato, incêndio premeditado e terrorismo. Até o presente momento o governo não apresentou nenhum prova das acusações contra ele.    

“A Anistia Internacional (AI) disse que as acusações contra López têm motivações políticas, para silenciar a dissidência.” A Human Rigths Wach (HRW) disse que “o governo venezuelano tem adotado abertamente práticas clássicas de um regime autoritário: encarcerar seus opositores, amordaçar os meios de comunicações e intimidar a sociedade civil”.

Estou a favor de todos os venezuelanos que de forma pacífica e não violenta reclamam o direito a livre determinação e a protestar. Espero que nos unamos para não sermos vencidos e a não sermos insensíveis as violações e os abusos cometidos contra os estudantes. Nós, os que temos a sorte de viver em liberdade temos o dever de fazer frente à opressão e a injustiça, e aos venezuelanos eu digo que os estudantes estão do lado certo da história.   

Por favor: mostremos nosso apoio da maneira pudermos  #SOSVenezuela". Agência de Notícias

Siga o blog Dom Severino no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário: