sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Quem tem chance de chegar ao parlamento nestas eleições?

Os parlamentos brasileiros sejam eles municipais, estaduais e federais são ocupados na sua expressiva maioria, por políticos ricos ou patrocinados por grandes corporações, porque as eleições nos países democráticos, não elegem políticos de matiz ideológica de esquerda. Antes do Partido dos Trabalhadores (PT) chegar ao poder, ainda existia o voto ideológico, incentivado e apoiado pela Igreja Católica que fazia dos seus púlpitos, palanques para pedirem votos de maneira indireta aos políticos do campo da esquerda.    

Com a chegada do PT ao poder e os eleitos através desse partido terem abandonado princípios éticos e morais que antes norteavam os filiados de um partido que foi idealizado, gestado e parido nos salões paroquiais e nos sindicatos, só se elege os políticos respaldados por um grande suporte financeiro. Até mesmo os petistas, os comunistas e afins.

No estado do Piauí, a renovação na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal se muito, atingirá 20%, e essa pequena renovação se dará por força do poder econômico ou por força de uma coligação que favoreça a eleição de políticos, por um bafejo da sorte. Se é que existe sorte em política partidária.

Frase surrada e antiga diz que goleiro bom e politico tem que ter sorte. Com Gilmar, goleiro do Santos e da seleção em duas Copas, a bola batia na trave ou atacante escorregava na cara do gol. Na política, por uma série de fatores que se conjugam, tem gente que se dá bem. Alguns exemplos: O deputado J.J no estado do Maranhão e Evaldo Gomes no estado do Piauí. O primeiro só conquistou um mandato e o segundo vai ser testado nesta eleição.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no PortalAz 

Nenhum comentário: