sábado, 7 de fevereiro de 2015

Alcântara - Ilha do Cajual e o CLA

Ilha do Cajual
Festa do Divino
Cidade de Alcântara
Centro de Lançamento de Alcântara
Alcântara éum município do estado do Maranhão. Integra a Região Metropolitana de São Luis. Sua população estimada em 2014 era de 21.652 habitantes. Possui uma área de 1457,96 km².
A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo Antonio de Alcântara em e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.
Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o CLA – Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Na América Latina o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situado na Guiana Francesa, mas ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.
Fica também perto desta cidade a ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente. A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie. A festa do Divino Espírito Santo ("festa do Divino") é bastante difundida no estado, já que são aproximadamente 15 dias de festa durante a qual são servidos de graça "licores" e doces.

Siga o blog Dom Severino no Twitter, no Facebook e no PortalAz 

Nenhum comentário: