quinta-feira, 9 de abril de 2015

Toda mudança exige um tempo de maturação


Toda mudança exige um tempo para se consumar. Isso quer dizer, que uma mudança no campo político, não acontece do dia pra noite. Quando a estrutura do grupo dominante é muito forte, a mudança só ocorrerá pelo cansaço do povo e pelo desgaste natural do modelo político adotado por aqueles que estão e pretendem permanecer no poder indefinidamente.

O instituto da reeleição favorece a permanência de um mesmo grupo político, porque, isso ajuda na manipulação do Poder Legislativo e o controle do voto do eleitor dependente do patrimonialismo, clientelismo e assistencialismo.

Quem pretende se apresentar como mudança na esfera política deve estar preparado para perder uma ou mais eleição, para quem está muito tempo no poder, porque, primeiro o agente de mudança precisa se legitimar como a liderança que pretende assumir o poder. E isso só se consegue com perseverança, o que acaba por legitimar o candidato de oposição.

A perseverança é o elemento chave em todo processo de mudança, porque, o eleitor precisa reconhecer no candidato de oposição, uma pessoa perseverante, insistente e imbuída do firme propósito de promover a alternância de poder.

Nenhum comentário: