sexta-feira, 10 de julho de 2015

“Tudo que é sólido desmancha no ar”

Esta frase que dá título a este texto alude a uma frase do manifesto comunista dos teóricos comunistas Karl Marx e Friedrich Engels, mas usada aqui no sentido da impermanência das coisas, ou seja, da transitoriedade e de que nada é definitivo.

Fiz este preâmbulo para comentar a frase da presidenta Dilma Rousseff - que em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo, ao ser questionada sobre a possibilidade de vir a sofrer um impeachment, saiu-se com a seguinte frase: “Eu não vou cair, eu não vou cair, eu não vou…” e no dia seguinte, o presidente da república em exercício, o peemedebista Michel Temer ao ser questionado sobre a frase da presidenta, respondeu dizendo: “Não precisa segurar Dilma, ela não cai”.

A presidenta Dilma Rousseff só não cai se nada ficar provada contra ela na Operação Lava Jato, um escândalo que já apontou mais de três dezenas de políticos da base aliada e da oposição como beneficiários de um esquema sofisticado de assalto aos cofres do país.

A prisão do tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) e amigo pessoal do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, ainda não ameaça o governo Dilma Rousseff, mas já bateu às portas do partido da presidenta, o que fez despencar a aprovação desse governo.

A situação da presidenta Dilma Rousseff neste momento não é confortável e poderá ficar menos confortável ainda, caso o seu criador e fiador, o ex-presidente Lula seja denunciado pela Operação Lava Jato. Lula ainda vai ter muito que explicar sobre suas ‘ligações carnais’ com donos das maiores empreiteiras deste país.

por Joachim Arouche

Nenhum comentário: