terça-feira, 18 de outubro de 2016

Um grande sanatório geral sem assistência


O sanatório é um lugar onde em tese, as pessoas doentes, atacadas por certas moléstias podem encontrar alívio para os seus males. Digo em tese, porque nos países pobres e subdesenvolvidos, os pobres sobretudo, precisam deixá-lo para se tratar, como sugere a música A Cara do Brasil dos compositores Carlos Viáfora e Vicente Barreto.

A sociedade brasileira é uma sociedade insalubre, porque vive em condições precárias, onde a maioria da sua população sobrevive apenas, porque a maioria expressiva dos recursos produzidos pela nação são desviados pelos dutos da corrupção e da roubalheira.  

No Brasil existe carência de hospitais, não digo nem de bons hospitais, de mais salas de aulas, de empregos com salários dignos e de políticos realmente comprometidos com a construção de uma nação da qual todos nós os brasileiros nos orgulhemos. Mas, o que se vê é a reprodução de uma classe política que foi formada na cultura do levar vantagem em tudo, orientada pela Lei do Gerson.

A Lei do Gerson, para os não iniciados em esperteza, malandragem, astúcia e velhacaria é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais.

No Brasil, os nossos dirigentes estão muito mais preocupados em construir presídios e sanatórios do que em construir escolas, hospitais, postos de saúde e defender a melhoria salarial dos professores. O professor que é a profissão mais desvalorizada deste país, o que escancara a nossa inversão de valores e prioridades.

Com essa nossa visão terceiro-mundista, o Brasil nunca chegará a participar do clube dos países ricos e desenvolvidos. Participar dos BRICs, já está de bom tamanho, assim pensam os nossos governantes.

E para empurrar este país, ainda mais para o clube dos países subdesenvolvidos, o Brasil ainda conta com a garantia da impunidade. Podbre Brasil!

Nenhum comentário: