sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Segurança púbica se faz com bons salários e um bom serviço de inteligência



Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de cem batalhas. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos, nem ao inimigo, seremos sempre derrotados." (Sun Tzu – o autor do livro a Arte da Guerra)

Na região Nordeste, sobretudo, os nossos governantes e gestores da Segurança Pública, entendem que só aumentando o contingente policial é suficiente para que tenhamos um bom serviço de segurança.

O serviço de segurança para ser eficiente - é precioso de grandes investimentos em bons salários e um bom serviço de inteligência. Bons salários, para que o policial militar e civil se sinta motivado para o exercício de uma profissão que requer paz interior. O que não se consegue, sem a segurança de um salário digno e um serviço de inteligência bem estruturado, bem equipado e com policiais bem treinados, bem preparados e satisfeitos.

Uma polícia apoiada no binômio: bons salários e um bom serviço de inteligência não precisa de um grande contingente policial para garantir a Segurança Pública, porque o serviço de investigação de Inteligência voltada para a segurança precisa produzir conhecimento antes de uma tomada de decisão, seja do chefe ou de outros órgãos policiais. Por outro lado, uma investigação policial tem por objetivo, numa primeira instância, produzir conhecimento e, após, conseguir provas para apoiar a ação repressiva e prisional. Uma investigação antecede a ação policial propriamente dita.

Uma polícia com cinco mil integrantes, num estado com três milhões de habitantes é um número mais do suficiente para manter a ordem e impedir que o crime se organize e provoque insegurança no estado.

É muito difícil nós termos bons policiais, com os soldos aviltantes pagos pelos estados brasileiros. É impossível se fazer segurança pública, sem um bom serviço de inteligência.

Segurança Pública se faz com inteligência e policial satisfeito.

Nenhum comentário: