sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O Jornal do Brasil (JB) na sua versão impressa deverá voltar

 
“O empresário Omar Peres afirmou a EXPRESSO que tenta firmar um acordo com os ex-funcionários do "Jornal do Brasil" antes de relançar o diário, possivelmente em dezembro. Peres diz que não pode assumir as dívidas trabalhistas milionárias do jornal com eles sob o risco de o projeto de reeditar o JB - longe das bancas desde 2010 - não decolar. A proposta que fez é destinar 3,5% do faturamento do futuro jornal ao grupo de ex-funcionários”, dados da coluna Expresso da revista Época.

Essa é uma boa notícia para os aficionados do jornal físico (versão impressa), para quem não se gosta de ler jornal na sua versão digital. A volta do centenário Jornal do Brasil é sem dúvida nenhuma uma grande notícia. Uma notícia auspiciosa para gosta de uma boa leitura. O Jornal do Brasil é um tradicional jornal brasileiro, publicado diariamente na cidade do Rio de Janeiro e impresso até setembro de 2010, quando se tornou exclusivamente digital. Em 2017, foi comprado pelo empresário Omar Resende Peres Filho que anunciou a volta de sua versão impressa as bancas em dezembro. 
Um breve histórico do JB



Fundado em 1891 por Rodolfo Dantas, com intenção de defender a monarquia recentemente deposta. De nível elevado, contava com a colaboração de José Veríssimo, Joaquim Nabuco, do Barão do Rio Branco e outros como Oliveira. A partir de 15 de novembro de 1894 voltou a circular, sob a direção da família Mendes de Almeida (maranhense). A opção pela data assinalava o apoio à República, e a sua nova proposta editorial voltava-se para as reivindicações populares. Mais tarde, o Jornal do Brasil tornou-se propriedade dos Condes de Pereira Carneiro (Ernesto Pereira Carneiro e Maurina Pereira Carneiro (maranhense).
Entre os anos de 1956 a 1958, o maranhense Odylo Costa, filho, conduziu a reforma do Jornal do Brasil. Durante esses anos, formou-se uma nova equipe no jornal capaz de realizar a mudança mais estrutural que ocorreria em 1959.

Nenhum comentário: