quinta-feira, 15 de março de 2018

O MDB caminha para se igualar ao DEM


O PMDB que acaba de mudar de nome, voltando a adotar o seu antigo nome: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de saudosa memória, tenta se reinventar para não ter a mesma sorte do Democratas (DEM), que tem a mesma trajetória do MDB e começou sob o regime militar com o nome de Aliança Libertadora Nacional (ARENA). Desnecessário dizer que o DEM é um partido nanico.

A Arena foi criada em grande parte com a participação de políticos da extinta União Democrática Nacional, de parte do PDS e de alguns pequenos partidos. Na primeira fase, que vai até o AI-5, de acordo com a historiadora Lucia Grinber, seus integrantes possuíam um projeto político de fato e orgulhavam-se de representarem o movimento que em 1964 tivera amplo apoio na classe média e dos meios de comunicação.

Já o MDB foi criado pela oposição, liderada por Ulisses Guimarães, Renato Archer, Freitas Diniz, Marcos Freire, Alencar Furtado, Severo Gomes, Chico Pinto e Freitas Nobre. Políticos de escol.

Como parceiro do Partido dos Trabalhadores (PT) nos governos Lula e Dilma, o PMDB, hoje MDB, conseguiu dar um golpe no PT e apeou Dilma do poder e hoje governa o país e amarga uma enorme rejeição do povo brasileiro - que considera o MDB um dos partidos brasileiro mais impopulares.

Nenhum comentário: