domingo, 10 de junho de 2018

E se houver segundo turno?

Ex-aliados

O governador Wellington Dias (PT) candidato à reeleição, trabalha com a perspectiva de vencer a eleição majoritária ainda no primeiro turno. Se as pesquisas realizadas pelo Instituto Amostragem se confirmarem, é bem provável que não haverá segundo turno. E se as pesquisas não se confirmarem e a oposição abortar o sonho do governador de vencer no primeiro turno? Ai a coisa se complica para o lado da situação, uma vez que o tempo no palanque eletrônico no segundo turno será igual para ambos os lados na disputa.

Pesa contra a candidatura à reeleição do governador Wellington Dias, o fato de ele estar disputando um quarto mandato, uma marca que nenhum outro político piauiense conseguiu. A seu favor, conta os programas sociais dos governos Lula e Dilma Rousseff, que nas regiões Norte, Nordeste, nos grotões e no Brasil profundo são muito presentes na vida das pessoas que foram beneficiadas pelos programas Bolsa Família, Luz Para Todos, FIES e ProUni.  

Agora o que será determinante na eleição majoritária no estado do Piauí, será o papel do marqueteiro, tanto para um lado como para o outro. É que um lado vai explorar à exaustão os programas sociais do governo federal e o outro lado um discurso de mudança; uma vez que o governador pretende se reeleger e conquistar um quarto mandato num espaço de 20 anos.

A sorte do governador é que os seus adversários, com exceção do pré-candidato Luciano Nunes (PSDB), são todos ex-aliados, o que desconstrói o discurso de mudança e de oposição dos seus adversários de ocasião.

Em tempo:

Dado a sua situação de político que está na alça de mira da justiça brasileira, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), precisa antes de mais do que ninguém garantir a sua vaga numa coligação que praticamente lhe assegure sua reeleição, como a do governador Wellington Dias que ainda tem muita força no interior,  para depois pensar nos seus companheiros de partidos. O senador Ciro Nogueira, precisa muito de mandato para se defender da Operação Lava Jato.

Mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido pela restrição do Foro Privilegiado dos parlamentares, um mandato ainda garante ao eleito, algumas regalias e o poder de influir em decisões importantes. Daí a importância do mandato para o senador Ciro Nogueira.  Quem viver verá”!

Siga os blogs Diário do Homem Americano, Dom Severino e Dom Severino no Portal AZ no Twitter, no Facebook e no Google.

Nenhum comentário: