segunda-feira, 10 de junho de 2019

O sindicato existe para proteger o trabalhador


Como definição, o Sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento profissional. O sindicato cumpre papel importante na luta dos trabalhadores de uma mesma categoria profissional. O sindicato defende os interesses profissionais, sociais e políticos dos seus associados, em uma base territorial. O sindicato é uma organização, não só historicamente necessária, como historicamente inevitável. Hoje, mais do que nunca, haja vista, a precariedade do trabalho e uma cada vez maior usurpação dos direitos do trabalhador; ser sindicalizado é sentir-se protegido.

O sindicato tem entre outras atribuições, unir os trabalhadores em prol de uma mesma causa ou de interesses comuns. O sindicato deve participar efetivamente de todo processo político, porque é a política quem determina em última análise as condições de vida do trabalhador. 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por exemplo, defende os interesses de um trabalhador que sempre foi ignorado pela nossa classe dirigente, que só dá importância aos grandes produtores rurais, que geralmente não valorizam o trabalhador rural, porque os grandes empresários desse setor entendem que o trabalhador do campo tem baixa ou nenhuma qualificação.

Nas regiões Norte e Nordeste deste país, o pouco caso para com o trabalhador rural fica mais evidente, porque os grandes projetos existentes nessas regiões utilizam pouca mão de obra e os trabalhadores que trabalham nos grandes projetos não se organizam na forma de sindicato por serem poucos. Hoje em dia, a mecanização no campo elimina a mão de obra humana, tanto quanto a indústria automobilística. 

No campo, o trabalhador rural só consegue aposentar-se, graças ao sindicato dos trabalhadores rurais que orientam e acompanham os seus associados na hora de solicitar esse tipo de benefício.  

A aposentadoria do trabalhador rural é uma forma de distribuição de renda e em alguns municípios brasileiros é quem faz a economia local aquecer e funcionar.

O sindicato é a única arma de que dispõe o trabalhador rural para lutar pela sua sobrevivência. O sindicato se fortalece com a participação efetiva dos seus associados. 

Nenhum comentário: