Economia alemã recua 0,1% devido à tensão comercial mundial
A economia alemã recuou 0,1% no segundo trimestre, valores comparados com os primeiros três meses deste ano.
O valor é justificado com o abrandamento nas exportações num período de forte tensão comercial pelo mundo.
A Câmara Alemã da Indústria e Comércio não está otimista em relação ao futuro.
Volker Treier, presidente da Câmara Alemã da Indústria e do Comércio, admitiu que "muitas empresas em todo o mundo estão a atrasar investimentos." E que os fornecedores globais de máquinas, equipamentos e instalações, estão a ser muito atingidos. "Não vemos o fim disso", admite.
Mais um trimestre negativo e a economia da Alemanha entrará "em recessão". O governo de Merkel está preparando medidas para mitigar os efeitos.
Hubertus Hei, do governo de Merkel, admitiu que o executivo quer criar soluções para solucionar o mercado pré recessão. "Nos casos de trabalhos de curta duração, queremos criar um incentivo relacionado com formação. Quero que a Alemanha seja capaz de implementar um trabalho de curto prazo mais rápido, no caso de uma recessão econômica, devido aos fatores externos."
O abrandamento da economia da Alemanha está alinhado com as principais economias da Europa. O PIB da zona euro caiu de 0,4% no primeiro trimestre para 0,2% no segundo.
O índice de todas as principais praças da Europa caiu entre um e três por cento.
Mas em Portugal o caso é diferente, foi registrado, no segundo trimestre, um crescimento econômico de 1,8% em relação ao valor correspondente ao mesmo período do ano passado. Com Euronews
Se até a maior economia da Zona do Euro está sob ameaça de recessão, o que podemos esperar das economias periféricas? O pior cenário possível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário