A antecipação da pré-candidatura do senador Ciro Nogueira (PP-PI) ao governo do seu estado do Piauí está sendo vista com uma precipitação. Um lançamento precipitado para alguns analistas e jornalistas piauienses consultados por este escriba. Precipitado porquê? Ocorre que faltando mais de um ano para a eleição de 2022, muita coisa ainda poderá acontecer, inclusive nada, mas, tudo sugere que muita coisa poderá acontecer na cena política nacional e piauiense que mude radicalmente o nosso espectro político. A volta de Lula, por exemplo, à disputa presidencial é um fato novo que não pode ser ignorado.
Mas, o quadro de incertezas no xadrez político se apresenta no próprio estado do senador Ciro Nogueira, porque com ele apoiando as investigações da CPI da Covid-19 para prefeitos, perderá substancial apoio de muitos prefeitos que hoje poderiam apoiá-lo no seu projeto de chegar ao Palácio de Karnak como o substituto da governadora Regina Sousa. Esse será um forte álibi para o prefeito que dependerá apenas de uma justificativa para abandonar o barco cirista. Quem viver verá!
Agora, o que mais preocupa os assessores de Ciro Nogueira é o fato de ele ter assumido uma ligação muito próxima com o presidente da república Jair Messias Bolsonaro, a quem esse senador piauiense se entregou de corpo, alma, coração e vida. De tal maneira que ele se autoproclamou o 05, numa alusão aos filhos legítimos de Bolsonaro que são conhecidos: 01, 02, 03 e 04. Pois, vai que o governo de Jair Messias degringole, desmorone e comece a perder musculatura política, como ficará os órfãos do presidente? Isso só o tempo dirá!
Nessa decisão do senador Ciro Nogueira de antecipar o pré-lançamento da sua candidatura ao governo estadual, para muitos, até para correligionários, vista como precipitada, percebe-se que Ciro Nogueira com essa sua decisão, força os seus aliados que ainda gravitam em torno do governo de Wellington Dias a uma tomada de decisão agora, para que ele não seja pego de surpresa no ano eleitoral. Esse é o caso do deputado estadual Hélio Isaias, da sua esposa a prefeita Carmelita Castro e da cunhada do deputado Hélio, a deputada federal Margaret Castro.
Alea jacta est (a sorte está lançada). Agora resta saber quais os políticos com mandato que ficarão com Wellington Dias e aqueles que serão forçados a definirem logo as suas posições como fiéis companheiro do “progressista” Ciro Nogueira que acaba de perder um grande aliado na capital, o saudoso Firmino Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário