quinta-feira, 24 de junho de 2021

Elevação das tarifas de energia, gás e derivados do petróleo impacta diretamente na economia

 

É inevitável o impacto dos constantes aumentos das tarifas de energia elétrica, gás e derivados de petróleo na economia, sobretudo, nos pequenos negócios.

O encarecimento da energia elétrica e do gás natural, duas importantes fontes de energia empregadas na produção e no consumo final das famílias afetam diretamente a economia, com o aumento constante das tarifas de energia elétrica e gás, repercutindo, principalmente nos pequenos negócios que acabam se tornado inviáveis e tendo como consequência disso, a morte de muitas das pequenas empresas que são as que mais empregam. Diante dessa dura e triste realidade essas pequenas empresas são obrigadas a demitir.  

O aumento das tarifas de energia elétrica e gás eleva de forma intensa os custos de produção da indústria brasileira, principalmente dos segmentos que empregam intensivamente energia elétrica ou gás natural. O aumento do custo unitário da energia superou grandemente os índices de inflação, consubstanciando aumentos reais de custo da produção. Esses sucessivos aumentos de energia elétrica e gás alimentam e realimentam o processo inflacionário em curso.

O que já foi dito a respeito do encarecimento de energia elétrica e gás, pode ser aplicado aos aumentos constantes dos derivados de Petróleo. Toda vez que ocorre o aumento dos preços de gasolina e óleo diesel, tudo o mais aumenta, porque tudo depende do transporte. As oscilações dos preços dos derivados de petróleo sempre para cima, não resta dúvida que contribui decisivamente para a explosão inflacionária. E quem mais sofre com a inflação são as pequenas empresas, os pequenos negócios e o consumidor final.

Nenhum comentário: