segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Sintonia Fina em 10/01


O presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, nos últimos dias sofreu três reveses, de onde ele menos esperava: do comando do Exército, do diretor-presidente da ANVISA e do presidente da Petrobras. Nesta ordem! O primeiro partiu do Comandante do Exército, general de exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira que baixou algumas normas com relação a Covid-19, como a vacinação e o uso de máscaras para que vai retornar ao serviço presencial e a recomendação de não espalhar fake News.  O segundo partiu do diretor-presidente da ANVISA que em nota à imprensa desancou o presidente Bolsonaro ao questionar algumas acusações feitas pelo presidente da república contra a ANVISA instituição em geral e os servidores dessa agência em particular. Barra Torres que pediu imediata investigação policial sobre a sua pessoa, aliás, sobre qualquer um que trabalhe hoje na Anvisa, que com orgulho eu tenho o privilégio de integrar.  E por último, a manifestação do presidente da Petrobras, o general de exército Silva e Luna que se manifestou publicamente contra a possibilidade de os preços dos combustíveis serem administrados pelo governo. "O que regula o preço é o mercado", afirmou Silva e Luna. Essas manifestações embora ainda isoladas, reflete a insatisfação da caserna com relação a um governo que insiste em governar, como quem dirige uma seita religiosa.

Uma sucessão de tragédias anunciadas ou não!

O Brasil no presente momento está mergulhado numa sucessão de tragédias que acontecem de norte a sul do país, como por exemplo os verdadeiros dilúvios que ora acontece na maioria dos estados brasileiros. Tragédias que poderiam ser evitadas e outras sobre as quais o homem não tem nenhum controle. As tragédias que poderiam ser evitadas, são as provocadas pela fome, pela inanição e subnutrição. Já, as inevitáveis, são as chuvas torrenciais que já destruiu vários municípios no estado do Bahia, o município de Mirador no estado do Maranhão e alguns municípios dos estados de Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Algumas tragédias poderiam ser evitadas se o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), fosse colocado a serviço de fiscalizações de áreas consideradas de risco, como essa de Capitólio.   

Um mau exemplo

O tenista sérvio Novak Djokovic deu um mau exemplo ao tentar participar de um torneio de tênis na Austrália, do Australian Open sem estar vacinado. Isso atende pelo nome de irresponsabilidade e falta de empatia. O combate a Covid-19 que só terá sucesso se for uma ação coletiva. A ação coletiva que é a busca de um objetivo ou um conjunto de objetivos por mais de uma pessoa, do conjunto da sociedade. O combate ao novo coronavírus está a exigir o envolvimento de todos nós.

Nenhum comentário: