sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quem colocou perfume na rosa e água no coco?


A natureza é Deus. Esse Deus que é energia, um design inteligente, capaz de criar coisas maravilhosas e outras nem tanto, com as quais nós convivemos e nos deparamos a cada nascer do dia; mas que continua a nos despertar admiração e a nos levar a fazer questionamentos - sobre a existência e a perfeição das coisas criadas por um ser, cuja existência nos foge a compreensão.

A explicação para a criação desse caos organizado, através da religião é simplista demais e cheio de contradições, que qualquer pessoa é capaz de descobrir, seja ela inteligente ou não, bastando apenas ler a Bíblia, sem um pré-conceito. A história da criação de Adão e Eva, do pecado, enfim, da criação do mundo em sete dias, não tem nenhum fundamento lógico. Só consegue ver coerência nessa história narrada pela Bíblia, quem a lê com os olhos da fé religiosa. 

Diante desse extraordinário espetáculo de cores, luzes e vidas de múltiplas formas, às vezes fico a pensar, o quanto a vida do ser humano seria mais leve, caso a história contada pela ótica da Bíblia fosse verdadeira. Mas como ela não se sustenta, o homem vive a se interrogar e a procurar obter uma resposta convincente. Esse ser questionador e insatisfeito com as explicações que a religião e a ciência vêm dando ao longo do tempo a respeito da sua origem continua vivendo os seus infernos diários, por não se convencer.

Por mais que eu insista em buscar explicações, a minha inteligência e a inteligência dos bem intencionados que resolveram investigar esse grande mistério, esse mundo insondável, não encontro uma explicação palpável.

Diante desse vasto e enigmático mundo, o mais inteligente a fazer, é,  ao invés de ficar buscando explicações para a origem do mundo em que habitamos, o aconselhável é seguir vivendo naturalmente, procurando extrair da beleza e do perfume da rosa, do sabor do coco e da sua água, motivações para continuar a sua marcha rumo ao desconhecido e ao nosso fim definitivo.

A beleza da rosa não explica nada, mas ela nos faz feliz. O coco também, mas o doce do adoça a vida.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: