sexta-feira, 15 de julho de 2022

Sintonia Fina

 

O Papa Francisco valoriza e prestigia as mulheres

 

Pela primeira vez na história da Santa Sé, um Papa nomeia mulheres para o topo da hierarquia da Igreja Católica. O Papa Francisco que durante o seu papado vem adotando certas decisões que eram consideradas pelos vaticanistas, jornalistas e historiadores especialistas em Vaticano e Santa Sé, impensáveis. 

O Papa Francisco nomeou mulheres pela primeira vez para fazer parte do comitê que auxilia o pontífice na tomada de decisões. Duas freiras e uma advogada foram nomeadas como membros desse grupo nesta quarta-feira (13).

Com 14 postos, a maioria dos cargos nas mãos de homens, mas a decisão de abrir as portas para as mulheres é vista como um passo à frente no sentido de aumentar a participação feminina na Santa Sé.

Qual a função desse Conselho tão importante? O comitê em questão auxilia o papa na escolha de bispos pelo mundo. As funções religiosas, ainda continuam exclusivas para homens.

O Papa Francisco ao escolher mulheres para integrarem o Conselho da Santa Sé, o faz com o propósito de contribuir para o empoderamento do sexo feminino.

Hamilton Mourão dá um basta em insinuações venha de onde vier

O vice-presidente da república, o general da reserva, Hamilton Mourão disse não ser papel das Forças Armadas intervir no processo eleitoral, o que a Constituição Federal (CF), define muito bem e afastou a possibilidade de se repetir no Brasil, o que aconteceu nos EUA, após a derrota de Donald Trump em 6 de janeiro de 2021.  A invasão do Capitólio por seguidores de Trump.  O que resultou em várias mortes e prisões de dezenas de manifestantes.

Hamilton Mourão ao fazer essas afirmações contundentes, o faz com a autoridade que lhe confere o cargo de vice-presidente da república e a sua patente de oficial superior do Exército. Alguém que conhece muito bem o espírito dessa Força Terrestre, hoje em dia, formada por militares muito bem preparados, com alto nível de escolaridade e a firme convicção de o Brasil ser um país essencialmente democrático. 

Urge salvar o nosso planeta

Como salvar o nosso planeta? Agindo como age a adolescente sueca Greta Thunberg que lançou um movimento global para salvar o nosso planeta das agressões provocadas diariamente pelo homem quem vem provocando mudanças climáticas sem precedentes. A mudança climática que se refere as transformações de longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas alterações podem ser naturais, mas desde o século 18 as atividades humanas têm sido a principal causa das mudanças climáticas, principalmente por causa da queima de combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás), que produzem gases que retêm o calor.

O século 21 pode ser facilmente chamado do século das mudanças climáticas.

Suas primeiras duas décadas foram suficientes para transformar o tema numa questão existencial para a humanidade e mostrar seus possíveis – e prováveis – impactos na vida na Terra.

Da campanha e do documentário do ex-vice-presidente americano Al Gore, em 2006, à assinatura do Acordo de Paris, em 2015, e ao movimento lançado pela adolescente sueca Greta Thunberg, em 2018, o aumento da temperatura do planeta causado pela ação humana tornou-se um assunto onipresente.

O ser humano é aquilo que a educação faz dele. ” (Immanuel Kant, filósofo alemão).

Parte superior do formulário

Nenhum comentário: