quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Sintonia Fina

 

As mulheres, os negros e os jovens vão decidir a eleição presidencial de 2022

 

Dados do (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que 54% da população brasileira é negra. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que, em 2021, 51,1% da população brasileira era do sexo feminino. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os jovens entre 16 e 29 anos representam 27% do eleitorado nacional, o que demonstra, para a Justiça Eleitoral, que o voto dessa camada da população deverá ser determinante nas eleições de outubro. Com base nesses dados, o candidato à sucessão presidencial que tiver maior penetração e aceitação dos eleitores negros, das eleitoras mulheres e dos eleitores jovens, reúne a maior chance de eleger-se. Esses três segmentos da sociedade brasileira que sempre foram tratados com uma indiferença olímpica pelo governo Bolsonaro. Um governo sem a presença de negros em posições de destaque. O mesmo pode ser dito com relação as mulheres.

Alexandre de Moraes discursou como estadista  

É tempo de respeito e consagração da democracia”, disse Alexandre de Moraes no seu discurso de posse como presidente do TSE. Com essa sua frase, o agora presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse a que veio e que não tem medo de bravatas e de cara feia. A solenidade de posse de Alexandre de Moraes (presidente) e Ricardo Lewandowisk (vice-presidente), contou com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, que não perde uma oportunidade para criticar as urnas eletrônicas e o nosso sistema de votação eletrônico. O presidente Alexandre de Moraes, citou uma frase no seu discurso que levantou o público e os aplausos duraram mais de um minuto: “É tempo de respeito, defesa, fortalecimento e consagração da democracia. Viva a democracia. Viva o Estado Democrático de Direito”, disse Moraes.

Ciro Gomes poderá funcionar como um complicador para a candidatura de Lula

O que mais temem os petistas na campanha presidencial de 2022 não são as Fake News dos bolsonaristas e os ataques de Bolsonaro, Bolsonaro que tem um telhado de vidro igual ou maior do que o de Lula, mas os ataques do falastrão Ciro Gomes, uma pessoa que fala pelos cotovelos e que muitas das vezes cometem indiscrições. De Ciro Gomes que pelas suas manifestações, guarda muita mágoa do PT e de Lula. Ciro Gomes que ameaça trazer para o debate político, os escândalos do Mensalão e do Petrolão. Vamos aguardar!

O eleitor evangélico não é um tipo de Fulano é um maria-vai-com-as-outras

É a mais arrematada tolice achar que os evangélicos são pessoas infantis, porque sem opinião própria. Engana-se quem pensa que os evangélicos são massas de manobra e que o pastor é quem manda no voto da ovelha. Quem pensa assim, coloca na testa do evangélico um selo de infantilidade, insegurança, imaturidade, medo e personalidade fraca.

Não podemos esquecer que como diz o sociólogo, escritor, pensador e jurista Max Weber, no seu livro a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, que os protestantes são mais bem preparados intelectualmente do que os católicos. Isso significa dizer que os protestantes estudam mais que os católicos, o que lhes possibilita terem uma visão crítica sobre tudo e sobre todos. Inclusive da política e dos políticos.  

Quem vai decidir a eleição no Piauí? A capital ou o interior?

Silvio Mendes aposta todas as suas fichas no eleitor da capital, onde foi prefeito e onde realizou uma administração muito bem avaliada. Consciente dessa opção feita pelo candidato bolsonarista ao governo do estado do Piauí, o também candidato ao governo do estado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o economista, Rafael Fonteles, também optou por investir no eleitor teresinense.

Frase do dia:

A história nos ensina que o homem não teria alcançado o possível se, muitas vezes, não tivesse tentado o impossível.“ (Frase de Max Weber)

Nenhum comentário: