"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
"A imprensa é à vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça."
“No culto dos grandes homens não pode entrar a adulação."
“Sem o senso moral, a audácia é a alavanca das grandes aventuras."
"Embora acabe eu, a minha fé não acabará; porque é a fé na verdade, que se livra acima dos interesses caducos, a fé invencível."
"O exército não é um órgão da soberania, nem um poder. É o grande instrumento da lei e do governo na defesa nacional."
"Toda a capacidade dos nossos estadistas se esvai na intriga, na astúcia, na cabala, na vingança, na inveja, na condescendência com o abuso, na salvação das aparências, no desleixo do futuro.”
"Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!"
"Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, à realidade pelo ídolo."
"O governo da demagogia não passa disso: o governo do medo."
"As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos."
"Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte."
"As leis são um freio para os crimes públicos - a religião para os crimes secretos."
"Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles."
Nenhum comentário:
Postar um comentário