SÃO LUÍS - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participa nesta quarta-feira (11), no navio sonda Deppwater Discovery , ancorado a 160 quilômetros da costa maranhense, da cerimônia que marca o início da exploração, em águas profundas, de gás e petróleo no litoral de Barreirinhas. O navio pertence à empresa Devon Energy Corporation, a qual, em associação com a Petrobras, é detentora de um bloco de exploração na região. O ministro desembarca hoje à noite (dia 10) no aeroporto do Tirirical, pernoita em São Luís e, amanhã cedo, às 8 horas, segue em helicóptero para o local da visita. O governador Jackson Lago foi convidado para o evento. Ao retornar do local, às 13 horas, Lobão concederá entrevista coletiva à imprensa, no aeroporto.
Com base nos estudos desenvolvidos no âmbito do seu ministério, o ministro Edison Lobão acredita na existência de petróleo fino, de alta qualidade, no litoral maranhense, principalmente na bacia sedimentar de Barreirinhas, onde, três décadas atrás, foram iniciadas perfurações em terra. A exploração, que começa agora, se dá em águas profundas, a mais de 4 mil metros de profundidade. Análises geológicas preliminares indicam a presença, no local, de gás e muito provavelmente de petróleo, em quantidade a ser ainda comprovada.
Se confirmada a existência de petróleo em larga escala na região, esse será mais um dado positivo para a refinaria Premium que a Petrobras começará a implantar ainda este ano no município de Bacabeira, a 60 quilômetros e São Luís. A refinaria, quando em operação dentro de três anos, deverá produzir cerca de 600 mil barris de petróelo por dia, para exportação para a Europa e Estados Unidos. Será um investimento superior a U$ 20 milhões, já assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e no plano de investimentos da Petrobras, divulgado há uma semana.
A Devon Energy Corporation, sediada em Oklahoma (EUA), está entre as maiores empresas independentes de exploração e produção de óleo e gás natural do mundo, com 2,5 bilhões de barris equivalentes de óleo em reservas provadas. No Brasil, a empresa possui uma reserva de 8,9 milhões de barris equivalentes de óleo em um total de ll blocos concedidos nas baxias sedimentares de Campos, Camumu, Parnaíba e Barreirinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário