segunda-feira, 20 de abril de 2009

Até tú, Fernando Gabeira?

O Globo, Congresso em Foco e blog Dom Severino

Líderes também na farra das passagens

Os líderes dos partidos na Câmara, de governo e de oposição, entraram na farra do uso da cota de passagens aéreas pagas com dinheiro público. Dos 23 comandantes de partidos na Casa, 11 usaram a cota em 82 viagens internacionais nos últimos dois anos, e pelo menos oito deles emitiram bilhetes ao exterior para parentes.

A cota dos líderes é acrescida de 25% do valor da maior verba disponível na Casa para este fim, a dos parlamentares de Roraima (cerca de R$ 14 mil mensais).

Levantamento do site Congresso em Foco sobre a emissão de passagens internacionais em viagens de turismo por parlamentares mostra que os maiores beneficiários, em 2007 e 2008, foram os líderes do PP, Mário Negromonte (BA), com 23 viagens; do PPS, Fernando Coruja (SC), com 19; e do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), com 13.

- O procedimento é legal. Se não fosse, a Câmara não teria autorizado - afirmou Negromonte ao GLOBO. - Temos uma cota e eu fiz economia. Minha secretária faz pesquisa, viajei em muito horário inconveniente. Estou pedindo à Mesa uma pesquisa sobre os Parlamentos do G-20, para comparar as condições de trabalho. Porque falam que é subsídio a deputado. Não é, é para pagar ligação, às vezes socorrer uma pessoa desesperada que precisa de deslocamento para uma cirurgia. (Congresso em Foco)

Em Tempo:

Dessa verdadeira farra feita com as passagens do Congresso, não escapa nem gregos, nem troianos, é uma patifaria só, sem ninguém para atirar a primeira pedra. Por isso é que eu insisto em dizer que este país não tem futuro como nação. Ando procurando com um farol aceso em pleno dia, um justo, sem pecado e sem nenhum macula, na política brasileira. Todos, sem exceção são japoneses. Até o deputadeo federal Fernando Gabeira, considerado até aqui, um ícone da moral na política deste país, usou passagens do CN para que membros da sua família fizessem viagens ao exterior. (DS)

Nenhum comentário: