sexta-feira, 9 de abril de 2010

Geddel Vieira: o amigo do peito de Lula

O presidente da república Luís Inácio Lula da Silva, tem cada amigo, que seria melhor não tê-los, porque é cada um mais errado do que o outro. Da turma dos aloprados, tinha até churrasqueiro do Palácio do Planalto. Da turma do mensalão, todos sem exceção, fazem parte do time de futebol que Lula organiza nos finais de semana em Brasília. Todos os amigos do presidente foram defendidos por ele.

Agora foi à vez do Tribunal de Contas da União (TCU), denunciar o ex-ministro da Integração Nacional, o baiano Geddel Vieira Lima, candidato ao governo do estado da Bahia, por privilegiar o seu estado, e veja o que disse Sua Excelência o presidente da república, em defesa do seu ministro e amigo: "Eu acho pobre é que as pessoas esperam acontecer uma desgraça dessa magnitude para ficar tentando fazer joguinho político pequeno", disse Lula.

Senhor presidente da república, quem fez essas denúncias foi um tribunal que tem a obrigação e o dever de fiscalizar os gastos dos governos federal e estadual. Não foi um político de oposição do estado do Rio de Janeiro, quem revelou a disparidade na liberação de verbas desse ministério, que até bem pouco tempo tinha no seu comando um político baiano, que liberoru no ano passado mais 60% das verbas destinadas pelo governo federal para socorrer os estados vítimas de catástrofes, só para o estado do Bahia, enquanto que o estado do Rio de Janeiro recebeu menos de 1% do total das verbas liberadas pelo ministério da Integração Regional.

Até hoje a prefeitura de Teresina reclama do tratamento dispensado pelo então ministro da Integração, Geddel vieira Lima, aos alagados e desabrigados pelas enchentes do rio Poti em Teresina no ano passado.

De uma coisa o presidente da república Luís Inácio Lula da Silva, não pode ser acusado: de faltar com os amigos nas horas mais necessárias. Amigo para o presidente Lula não tem defeito. E se tiver ele fará de tudo para livrá-lo de situações embaraçosas. O poder serve entre outras coisas, para proteger os amigos.

Não podemos esquecer que assim que foram divulgadas as primeiras denúncias contra o então governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, Lula foi o primeiro a tentar minimizar e desqualificar as denúncias sobre escândalo que acabou levando esse governador à prisão. Lula que sempre teve uma boa relação com Arruda.

Em Tempo:

Uma pergunta que não quer calar: se o estado do Rio de Janeiro que é um dos mais importantes da federação recebeu menos de 1% da verbas destinadas as vítimas de enchentes, quanto deverá ter recebido o estado do Piauí? Impublicável!

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: