quinta-feira, 29 de abril de 2010

SEMTCAS treina manipuladores de alimentos

Os profissionais responsáveis pela manipulação e preparação dos alimentos nas unidades operacionais da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), participam nesta sexta-feira (30), das 7h30 às 13h, no auditório da secretaria, de uma capacitação sobre alimentação saudável.

Com o tema “Manipulando Alimentos com Segurança e Aproveitamento Integral dos Alimentos”, a capacitação tem o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais e discutir as práticas desenvolvidas no serviço de alimentação e nutrição das unidades socioassistenciais do município.

De acordo com a secretária da SEMTCAS, Graça Amorim, o trabalho do manipulador de alimentos, que são as cozinheiras e ajudantes, é de fundamental importância, pois são os responsáveis pelo preparo, cozimento e distribuição de uma alimentação saudável e balanceada para as crianças, adolescentes e idosos atendidos nas unidades.

“Anualmente, temos a preocupação de preparar e atualizar os conhecimentos desses profissionais, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade e a segurança alimentar e nutricional das pessoas que são atendidas nos Núcleos de Atendimento Intergeracional (NAI), Jornadas Ampliadas, Centros de Convivência, Projetos e Abrigos”, destaca a secretária.

A nutricionista Maria das Neves Macedo, responsável pelo Serviço de Apoio Nutricional da SEMTCAS, explica que cada projeto e unidade tem um cardápio diferenciado, de acordo com as necessidades nutricionais do público que atende. Ela conta que entre os assuntos abordados no evento, estará noções sobre a importância da alimentação saudável, higiene e segurança alimentar, aproveitamento integral dos alimentos e recomendações para um melhor funcionamento do serviço de alimentação nas unidades operacionais. Haverá ainda, a entrega de novos fardamentos para os profissionais.

Estabelecidas ações prioritárias de atendimento a crianças e adolescentes de rua

A Comissão Pró-atendimento a Adolescentes e Jovens em Situação de Rua estabeleceu ações para atender, de forma conjunta e integrada, crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Teresina.

A Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) que já faz o acompanhamento dos adolescentes através dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e dos conselhos tutelares, ficará responsável por escutar e convencer os adolescentes para o tratamento contra a dependência química, principalmente do crack, característica, segundo a secretária da SEMTCAS, Graça Amorim, comum a esses adolescentes e que faz com que estes sejam resistentes as tentativas de retirá-los das ruas.

“Inicialmente, vamos tentar convencê-los. Caso tenhamos êxito, encaminharemos para os órgãos da saúde que realizarão a desintoxicação dos menores e depois serão acompanhados pelos CAPS AD ou encaminhados para um tratamento mais demorado através dos abrigos e comunidades terapêuticas que realizam esse trabalho e com os quais mantemos convênio”, explica.

A comissão também montou um calendário de encontros quinzenais em que serão socializadas, discutidas e avaliadas as ações implementadas por cada órgão. Além disso, ficou acertada a realização de uma capacitação com os membros da comissão e com os técnicos responsáveis pelo atendimento realizado em cada instituição.

A comissão, que é formada por representantes da SEMTCAS, Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Juventude (SEMJUV), Varas da Infância e Juventude, conselhos tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAT), decidiu convidar para fazer parte do grupo outras instituições como as Secretarias Estaduais de Ação Social e de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) e Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: