quarta-feira, 9 de junho de 2010

Umas & Outras

Essa briga promete

Até o presente momento a disputa entre o governador Wilson Martins (PSB) e o senador João Vicente Claudino está empatada. Com o governador vencendo o primeiro round, ao tirar o PMDB da órbita do senador petebista e com o empresário vencendo o segundo round, ao conseguir atrair o Partido Progressista (PP) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT). O terceiro e último round, está sendo aguardado com muita ansiedade pelos torcedores dos lados, que é a vinda da candidata do PT Dilma ao estado do Piauí e em qual dos palanques ela irá subir. Se ela subir nos dois, a vitória será de JVC. Mas se ela optar por subir só no do governador, a vitória no terceiro e último round será de Wilson Martins.

Deputado federal vai para o sacrifício

O imbróglio da política maranhense continua, com o Partido dos Trabalhadores (PT) ainda dividido, quanto ao seu apoio ao deputado federal Flavio Dino (PCdoB-MA), que é candidato a governador do estado do Maranhão com o apoio do PT, apoio esse decidido após um encontro realizado no mês passado, onde a maioria desse partido decidiu por se coligar com um partido de esquerda e que historicamente sempre esteve ao lado de Lula, mas que a direção nacional trabalha para que os petistas maranhenses apóiem a candidata do PMDB, Roseana Sarney. Diante das ameaças de que possa vir a acontecer uma intervenção no PT maranhense, caso ele continue resistindo em não apoiar a candidata do PMDB, o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) resolveu radicalizar a sua posição, ameaçando até com greve de fome, caso a direção nacional do seu partido acabe optando por adotar até por uma posição mais flexível, ou seja, fazer com que o PT maranhense fique neutro nessa disputa, o que para Roseana Sarney representará uma vitória, haja vista, o candidato Flavio Dino, perder o que de mais importante o PT do Maranhão tem hoje, que é o tempo na televisão.

A OAB tem razão

Em querer mudar as regras que hoje estabelecem a nomeação nos tribunais de contas, em qualquer nível. O tribunal de Justiça do Estado de Alagoas dá um exemplo ao país, bem dentro do espírito daquilo que defende a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Veja: O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em sessão plenária realizada em 15/5, determinou que a nomeação para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas Estadual (TCE) deve recair sobre um dos auditores integrantes do próprio Tribunal. Recentemente no estado do Piauí, a Assembléia Legislativa elegeu o deputado estadual Xavier Neto (PR), conselheiro vitalício do Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma verdadeira aberração, convenhamos, pois disputava com ele um técnico daquele tribunal, uma pessoa com formação, experiência e a independência necessária para apurar denúncias contra esse ou aquele político. O que não se pode esperar de um conselheiro eleito por através de um critério político, o que forçosamente obrigará o novo conselheiro a no futuro, devolver os atos de generosidade dos seus ex-companheiros. Mal comparando, isso é o mesmo que colocar Raposa para vigiar galinheiro. Assim, o Brasil nunca será reconhecido como um país civilizado.

A justiça eleitoral tem de ficar de olho bem aberto

Ontem o programa Conversa Afiada, comandado pelo jornalista Pedro Alcântara do Nascimento, na TV Antena 10 recebeu para uma entrevista, o ex-delegado dos idosos Marllos Rossano, que como se não bastasse a sua super exposição na TV do seu irmão, o deputado estadual Temístocles Sampaio, onde qualquer motivo é motivo para inseri-lo nos telejornais dessa emissora pública, as TVs privadas ainda são muito generosas com o irmão do presidente da Assembléia Legislativa, ele que já foi multado pela justiça eleitoral, por fazer propaganda fora de época na sua terra dos seus pais. Se isso que fez a TV Antena 10, ao convidar um delegado que está fora da função para falar de um assunto que deveria ser discutido com delegado substituto, não for propaganda, confesso que não sei mais distinguir entre o que é e o que não é propaganda. O delegado Marllos Rossano, que por várias vezes já foi chamado pelo apresentador Silas Freire em pleno ar, de deputado federal. O Piauí é o que é, porque nós fazemos muita concessão e somos muito condescendente com os amigos e com que nos presta algum tipo de favor. Devido a essa nossa omissão ou romantismo, serão os nosso filhos que irão sofrer com o atraso do nosso estado.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: