sexta-feira, 2 de julho de 2010

Reconhece a derrota e não desanima

O Brasil inteiro está sob forte comoção após a derrota da seleção brasileira para a Holanda. Uma derrota que interrompeu a caminhada da nossa seleção rumo ao pentacampeonato. Uma derrota até certo ponto previsível, dado a cabeça dura do treinador Dunga, que contrariando a vontade do país inteiro, deixou de convocar dois jovens jogadores que pelo futebol que vinham apresentando, mereciam ser convocados, mesmo que fosse para ficar na reserva. Estou a me referir aos jogadores Neymar e Ganso, do Santos Futebol Clube.

Nada mais poderá ser feito depois do caldo derramado, só nos restando aprender com os erros de Dunga, dos jogadores e da CBF, que insistiu com a permanência do ex-jogador a frente da seleção brasileira. Ele que tem pouca experiência, que nunca demonstrou ousadia, optando sempre por trabalhar com jogadores já consagrados, que por serem reconhecidos mundialmente, estavam muito mais preocupados pensar nas suas carreiras - do que em conquistar mais um título para o futebol brasileiro. Ao contrário do jogador novo, que para ver o seu nome estampado nas manchetes dos jornais precisa mostrar o seu talento e a sua raça.

Os jogadores brasileiros tidos como grandes nomes do futebol internacional, nunca conseguiram repetir  nesse campeonato mundial as brilhantes atuações que realizam nos seus clubes, vindo alternando na seleção brasileira, momentos de algum brilho com momentos medíocres -, o que fez com que nenhum dos craques do time brasileiro conseguisse ser destaque na imprensa internacional, pelo que fizeram de excepcional nesse campeonato mundial. Os jogadores Kaká, Luiz Fabiano e Robinho, neste momento são destaques na imprensa esportiva, pelo que deixaram de fazer pelo futebol seu país.

Um exemplo bastante emblemático de um erro que um treinador poderá cometer ao depositar todas as suas fichas num jogador famoso foi o fiasco em que acabou se transformando o jogador português Cristiano Ronaldo. O Brasil se tivesse apostado na vontade e na alegria de jogar de Neymar e Ganso, e na chance deles se consagrarem mundialmente, hoje o povo brasileiro poderia estar comemorando nas ruas a passagem para semifinal.

Agora só nos resta esperar por 2014.

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: