A proximidade aos serviços de assistência social desenvolvidos pela Prefeitura de Teresina era uma das principais reivindicações da população do bairro Planalto Ininga, segundo a presidente da Associação de Moradores da comunidade, Creusa Lopes Ribeiro. Na manhã do último dia (12/08), o desejo dessa comunidade foi atendido, com a inauguração feita pelo prefeito Elmano Férrer e a secretária municipal de trabalho, cidadania e assistência social (SEMTCAS) Graça Amorim, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Leste IV).
A implantação do centro é parte das comemorações do aniversário de Teresina e levará à comunidade serviços como inscrição em programas sociais, como o Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Projovem, passe livre em transportes públicos para idosos e pessoas com deficiência, e todos os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que, por meio do CRAS, protege as famílias em vulnerabilidade social, através de ações e projetos.
Creusa Ribeiro lembra que antes para ter acesso a esses serviços era preciso o deslocamento para a Vila Anita Ferraz. “As pessoas pensam que esta região é formada por pessoas com boas condições financeira. Mas isso não é verdade. Apenas 30% da população que mora na zona Leste não necessita de apoio dos serviços públicos. Isso foi constatado através de um estudo realizado pelos profissionais do CRAS. A zona Leste é repleta de comunidades que necessitavam deste espaço”, diz.
Reforço
A Secretária da SEMTCAS, Graça Amorim, afirma que a entrega desse CRAS no Planalto Ininga vem reforçar os trabalhos de assistência social já realizado naquela área. “A prefeitura trabalha para atender as pessoas que precisam. Aqui nesse bairro nós já realizávamos o trabalho de Jornada Ampliada, com 100 crianças de 7 a 14 anos, além do ProJovem Adolescente, com 40 jovens. Nesses projetos eles tem o contraturno da escola preenchido, para afastá-los dos desvios de conduta. Mas precisávamos implantar uma CRAS aqui, para que tivesse um lugar mais próximo e adequado para a realidade deles”, explica.
Para tanto, este espaço conta com salas destinadas aoPrograma Bolsa Família, para a realização da escuta qualificada, além do espaço para reunião e oficinas com a família. Uma estrutura física adequada as suas necessidades e próxima as suas residências. Um local para onde o público vai se dirigir quando se sentir violados ns seus direitos como cidadãos.
Teresina conta hoje com 17 CRAS, que foram criados para prevenir as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social, apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz
Nenhum comentário:
Postar um comentário