terça-feira, 17 de agosto de 2010

Gás não será a redenção do MA, mas vai ajudar bastante

Essa descoberta do gás no estado do Maranhão, na bacia do rio Parnaíba, que a imprensa piauiense tenta fazer crer aos naturais deste estado que essa reserva de gás descoberta em solo maranhense anunciada pelo empresário Eike Batista, dono da OGX, uma empresa do grupo EBX fica localizada muito próxima ao estado do Piauí, não é verdade, uma vez que o município de Capinzal fica na zona central do Maranhão, há quase 300 quilômetros de Teresina. Agora não resta nenhuma dúvida que essa riqueza vai acabar beneficiando também ao Piauí, caso ela venha a se confirmar, dado a proximidade entre esses dois estados.

O estado do Piauí é o estado mais próximo ao estado Maranhão, seja em termos geográficos ou  termos culturais. Mormente a imprensa piauiense trabalhar diuturnamente, sempre no sentido de uma maior aproximação do seu estado com o estado do Ceará. Mas isso não vem ao caso, pois o que interessa realmente, tanto aos maranhenses como aos piauienses é a exploração em escala comercial dessa riqueza e que a produção de gás em Capinzal represente a metade do gás existente na Bolívia.   

Segundo o empresário Eike Batista, o potencial das reservas de Capinzal pode chegar a 15 trilhões de pés cúbicos, o que levaria a uma produção de 15 milhões de metros cúbicos por dia, ao longo de 40 anos.  Esse volume equivale a 25% da produção diária brasileira. Agora convém salientar que essa estimativa está sendo feita em cima de dados preliminares, que ainda precisam ser confirmados, haja vista, essa empresa só ter realizado até aqui uma perfuração, a do poço OGX-16.

Quando me referi à imprensa piauiense no início deste artigo a respeito do alarde que ela fez dessa descoberta de gás, estava mais era querendo me referir ao secretário de planejamento do estado do Piauí, Sérgio Miranda, que ao ser entrevistado por uma emissora de televisão piauiense já fazia cálculos quanto ao número de empregos que vão ser gerados no seu estado com a ex ploração do gás de Capinzal. Uma coisa que nem as autoridades maranhenses se atreveram a fazê-lo. Nessa entrevista ficou bastante patente que Sérgio Miranda estava mesmo era querendo tirar proveito de um anúncio que ninguém ainda não pode confirmar. Nem o próprio senhor Eike Batista.

Agora não custa anda torcer para que essas previsões venham a se confirmar, para que o estado do Maranhão não se sinta mais uma vez frustrado, como aconteceu na década de 60, coincidentemente durante o governo estadual José Sarney, quando a  Petrobrás anunciou a  descoberta da maior bacia petrolífera do  mundo no município de Barreirinhas no Maranhão, lá onde até hoje os poços encontram-se lacrados e a Petrobrás continua fazendo prospecção.

Em TemPo:

Quem assistiu a entrevista  dada pelo secretário de planejamento do estado do Piauí, Sérgio Miranda e a euforia do apresentador Amadeu Campos, era capaz de julgar que a descoberta de gás tinha sido em terras piauienses. 

siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz

Nenhum comentário: