quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Umas & Outras

Ficha-Limpa está valendo

Agora não resta mais nenhuma dúvida: a Lei da Ficha Limpa começa a valer a partir deta eleição. È que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve por 5x2 votos, na noite desta terça-feira (17/08), o entendimento de que a Lei da Ficha Limpa deve ter aplicação imediata, já nas eleições deste ano. A decisão deve ser seguida pelos tribunais regionais eleitorais. O povo brasileiro aplaude essa decisão.

O Brasil permanecerá estagnado

Segundo projeções do Banco Goldman Sachs, o Brasil em 2032 será a  5ª economia mundial, mas continuará ocupando a 47ª posição em PIB per capta. E o que vem a ser PIB per capta? É o PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) dividido pelo número de habitantes. É importante relacionar o crescimento da produção (PIB) com o dos habitantes do país, pois é essa relação que determina se, na média, a população está "enriquecendo" ou não. O PIB pode subir enquanto o PIB per capita diminui. Isso ocorre se a população cresce mais do que a produção num determinado ano, mostrando que, na média, a população empobreceu. Com o país atingindo a 5ª colocação na economia mundial, mas amargando a 47ª posição no PIB per capta, isso quer dizer que o país cresceu, mas não houve distribuição de renda. No popular: o bolo cresceu mais não foi distribuído equitativamente. E com mais um detalhe: só atingiremos esse crescimento em 2032 o Brasil chegará a ocupar a 5ª posição na economia mundial. Até lá nós estaremos todos mortos.

Ferreira Gullar é contra o continuísmo

O poeta e critico de arte e dramaturgo maranhense Ferreira Gullar, um dos maiores intelectuais brasileiros, do alto da sua respeitabilidade, como homem de esquerda, coerente e extremamente ético, não tem medo de defender abertamente uma candidatura e apontar os defeitos da outra, pois segundo ele, é preciso evitar a continuidade e garantir a alternância de poder, para que o Brasil não venha a se transformar numa nova Venezuela ou num país que copia o modelo cubano de governo. E diferentemente de certos intelectuais que não tem responsabilidade com a verdade, ele chega a apontar qualidades no lado tucano, que deram uma contribuição definitiva para que os dois governos de Lula da Silva não naufragassem, o que fatalmente aconteceria, caso Lula da Silva tivesse optado por ignorar a política econômica herdada de FHC e acabado com o Plano Real, a lei de Responsabilidade Fiscal (uma Lei tão importante para este país como a Lei do Ficha-Limpa), o superávit primário, o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER), a política de juros do Banco Central que viabilizou a luta contra a inflação e a manutenção das políticas sociais, como Bolsa Escola, Luz no Campo e etc. Para Ferreira Gullar, a alternância de poder é um fator decisivo para a saúde do regime demorcrático, porque inviabiliza o aparelhamento da máquina estatal pelo partido que fica por muito tempo no poder.

Ainda com tesão, mas sem ereção

O ator Sérgio Britto em entrevista concedida ao caderno Folha Ilustrada do Jornal Folha de S. Paulo, fala dos seus 87 anos de vida e dos seus 65 anos de carreira. Uma carreira que segundo ele, só deixará por morte. Nessa entrevista, esse ator que dispensa qualquer comentário, fala da sua tentativa de suicídio aos 22 anos, por não querer continuar estudando medicina, uma carreira na qual viria a se formar por imposição dos seus pais, mas que depois de formado acabou desistindo e optando por ser ator, a sua verdadeira vocação. Falou também sobre homossexualismo, bissexualismo, um termo usado, segundo ele, para esconder o homossexualismo que você não quer admitir. Hoje já demonstrando algumas debilidades, mas sem, contudo querer desistir de continuar atuando. Sérgio Britto que em autobiografia fala da importância de ter se assumido gay: "Os galãs da Rede Globo sofrem até hoje", afirma.
 
 siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino e Portalaz 

Nenhum comentário: