segunda-feira, 27 de junho de 2011

Não existe almoço grátis

A jornalista do jornal Estado de S. Paulo, Márcia Chiara, em matéria publicada nesse jornal, fala do endividamento recorde do povo brasileiro, feito através cartão de crédito, cheque especial, financiamento bancário, crédito consignado e crédito para compra de veículos e imóveis. Desnecessário dizer, que é esse endividamento, o principal responsável pelo aquecimento da economia brasileira, que se por um lado ajuda o país, mantendo a geração de empregos, por outro lado, acaba criando problemas para economia nacional, que fica sujeita ao aumento da inflação e para quem motivado pela propaganda massiva e as facilidades do crédito, compra até o dispensável, passando a viver numa roda viva, devido ao acumulo de prestações. 

E o que faz o governo para proteger o cidadão comum do aperreio de todo final de mês? Nada, absolutamente nada, querendo mais é que ele, o consumidor, comprometa cada vez mais o seu orçamento.

Os aposentados e pensionistas, são as maiores vitimas dessa política de crédito fácil, que ao invés de melhorar a vida daquele que mais do que  ninguém precisa de paz e tranqüilidade para viver os dias de vida que ainda lhes restam, mas que prisioneiros das dívidas acumuladas, estão vivendo num inferno de Dante.

É óbvio que sem consumo a economia não cresce e não cumpre o seu ciclo, que se completa no consumidor final. Mas isso não obriga os governantes as serem desonestos e a forçarem a população a consumir, mesmo sem reunir condições.

siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: