segunda-feira, 27 de junho de 2011

O combate as drogas virou panacéia

Agora só se ouvem falar de combate as drogas. Com todos os governos envolvidos, mas com poucos resultados práticos. De uma hora para outra, é como se no Brasil, o único problema fosse às drogas. O que não é verdade, porque a droga não é causa, mas conseqüência. 

Se o país está sendo tomado pelas drogas, é porque os governos falharam no seu  combate. Se cada dia aumenta o número de usuários, é porque as políticas de enfrentamento a esse terrível mal, não estão sendo bem aplicadas.

Agora uma pergunta que não quer calar: quem são os soldados do tráfico? São jovens pobres sem estudo e moradores das áreas periféricas dos grandes centros urbanos, lá aonde as ações governamentais nunca chegam.

No Brasil, o ensino ministrado para a ralé não serve para nada. Não qualifica profissionalmente os jovens para ingressarem no mercado de trabalho, com as escolas dos subúrbios, servindo apenas para fornecer merenda. Isso quando calha de ter merenda. Quem quiser conhecer a triste realidade existente na periferia, basta sair qualquer dia da semana em visita aos bairros pobres, para que o visitante se depare com grupos de jovens de cara para cima nas esquinas e nas ruas.

Pensando bem, essa onde toda, de combate as drogas, só está servindo mesmo para desviar a atenção do povo da nossa triste humilhante realidade.


No Brasil o que não falta é circo e gente disposta a bater palmas para maluco dançar, desde é claro, que o batedor de palmas tenha uma sinecura no governo ou a promessa de que virá a tê-la.


siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: