segunda-feira, 27 de junho de 2011

Um grande brasileiro sai de cena

A morte do ex-ministro da educação Paulo Renato Souza, o criador do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e responsável pela transformação do programa Bolsa Escola, criado pelo então governador do Distrito Federal (DF) Cristovam Buarque, num programa nacional.

No final da noite de sábado (25), faleceu em São Roque, interior paulista, o ex-ministro da Educação, Paulo Renato Souza. Paulo Renato, que segundo sua assessoria de imprensa vinha enfrentando problemas cardíacos, passava o feriado prolongado de Corpus Christi ao lado de familiares em um hotel da cidade quando começou a se sentir mal. Ele ainda foi encaminhado ao Hospital Unimed, no Jardim Lourdes, mas já teria chegado morto.

Economista, Paulo Renato foi ministro da Educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2002. Dentre as suas maiores realizações à frente do Ministério da Educação estão o Enem e o Saeb. Também ocupou outros cargos públicos e executivos no Brasil e no exterior, incluindo o de gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, o de secretário da Educação do Estado de São Paulo, entre 1984 e 1986, no governo Franco Montoro, e o de reitor da Universidade Estadual de Campinas, entre 1987 e 1991, durante o governo de Orestes Quércia.

Com uma discrição que lhe era peculiar, o gaúcho Paulo Renato Souza fez muito pelo seu país, sem alarde e sem querer ser visto com uma estrela.


siga no Twitter ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: