Essa bomba de efeito retardado que atende pelo nome de dívida pública norte-americana que caiu no colo do presidente Barack Obama, parece à crônica de uma tragédia anunciada, que os sucessivos presidentes americanos, que antecederam a Barack Obama, é claro, nunca perderam uma noite de sono preocupados com ela, por acreditarem que o mundo inteiro sempre estaria disposto a financiar a divida dos EUA.
Uma divida que durante décadas a arrecadação de impostos nos EUA atingia 18% do PIB, enquanto que os gastos anual era de 20$. Com um déficit anual de 2%. Em 2010 com o aprofundamento da crise, arrecadação atingiu só 15% do PIB, enquanto que os gastos subiram a 24% do PIB. Com um déficit anual de 9$. É obvio que um dia o financiamento dessa dívida não teria como ser pago, haja vista, a situação também quase falimentar do antigos emprestadores de dinheiro ao país mais do mundo.
A radicalização do Partido Republicano em não aceitar o plano proposto inicialmente pelo governo Barack Obama, fez o mundo inteiro tremer diante da possibilidade de pela primeira vez na sua história, os EUA da um calote nos seus credores externos.
O Senado norte-americano vota esta tarde à proposta sobre a subida do limite legal do endividamento do país. O último passo para evitar o calote dos Estados Unidos deve ser dado sem dificuldades já que os democratas no Congresso.
A maioria dos jornais americanos acusam o presidente Barack Obama de ter capitulado diante das intransigências dos republicanos, o que poderia deixar a nação mais poderosa do mundo em maus lençóis perante a comunidade internacional, que fatalmente iria sofrer as conseqüências de um ato irresponsável praticado pelo republicanos, que só pensam em desgastar a imagem do presidente democrata.
Dos grandes jornais norte-americanos, só o The Wall Street Journal, saiu m defesa do plano defendido pelo governo Obama, ao afirmar que esse era o melhor plano já proposto para resolver o problema da dívida e o único possível.
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
siga no Twitter o blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino
Nenhum comentário:
Postar um comentário