quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A taxa de analfabetismo do Brasil é maior do que a do Zimbábue


O Zimbábue é o pais com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010, divulgado no dia 04/11/2010, que mostra o Zimbábue na posição 169, o último país do ranking.

Esse país apresenta a maior taxa de inflação do planeta. Em fevereiro de 2007 foi registrada uma inflação anualizada de aproximadamente 1730%. Dados governamentais de junho de 2007 já apontam uma inflação de 4500%, embora especialistas afirmem que ela já chegou a aproximadamente 100 000%. Em julho de 2008 a inflação oficial chegou a 2.200.000% ao ano, mas estatísticas extraoficiais indicam uma inflação real de 9 000 000% ao ano. Em2009, a inflação chegou aos exorbitantes níveis de 98% ao dia.

E mesmo assim, esse país da África Austral, ainda consegue superar o Brasil em termos de diminuição da taxa de analfabetismo.

Se nesse item, o Brasil não consegue nem mesmo superar esse africano, considerado um dos mais pobres em todo o mundo, como Brasil pretende do dia pra noite, vir a participar do clube dos países mais ricos e desenvolvidos? Essa nossa pretensão, soa para os país que integram o G-7, como uma piada.  

O Brasil apesar de fazer parte do BRICAs, o grupo de países emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ainda está anos luzes, distante do desenvolvimento já alcançado pela Rússia, que domina a tecnologia de produção da bomba atômica e de naves espaciais. Um estágio mais avançado do que a China e Índia que fazem do clube atômico, mas que ainda não atingiram o progresso russo n que tange a vôos espaciais.

Não impede que o Brasil venha a ser incluído no rol dos países mais ricos e desenvolvidos, mas antes é precisa erradicar o analfabetismo e a extrema pobreza. Uma realidade ainda muito distante, admitamos.

siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: