As constantes ameaças de retaliação do Irá aos EUA, caso o governo norte-americano pressione a ONU para aumentar as pressões contra esse país comandado por aiatolás, poderá agravar ainda mais uma situação já bastante grave. O Irã poderá ser o estopim da Terceira Guerra Mundial. O cenário mundial guarda alguma semelhança com aquele que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.
A guerra de nervos entre o Irã e o Ocidente subiu de tom, com o chefe máximo do exército iraniano, passando a ameaçar diretamente os Estados Unidos e a intimidar os norte-americanos a não voltarem a colocar um porta-aviões no Golfo Pérsico.
O general Ataollah Salehi, deu a entender que o porta-aviões poderia ser atacado. Disse que o Irã irá tomar as medidas necessárias, caso o navio americano, que se deslocou para o mar de Omã, por causa dos exercícios militares iranianos, volte ao Golfo Pérsico.
O fantasma da guerra volta a pairar sobre os iranianos, numa altura em que o Ocidente aumenta as sanções ao país. Depois dos Estados Unidos terem endurecido as sanções ao Irão, agora foi a vez da França pedir aos parceiros europeus que votem a favor de sanções mais pesadas.
O Irã que já dispõe de tecnologia para a construção de um artefato nuclear, pode está blefando, mas é bom não arriscar.
Diante dessa ameaça, a margem de manobra dos EUA se viu reduzida, o que fatalmente obriga o governo norte-americano a radicalizar nas suas posições. E é ai que mora o perigo.
siga no Twitter e no Facebook ao blog Dom Severino ( severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário:
Postar um comentário