segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Para o problema da violência não existe solução terrena



É inegável e até elogiável o interesse do governador Wilson Martins (PSB) em resolver o problema da violência no seu estado, mas acontece que nenhum governador de maneira isolada será capaz de resolver esse grave problema.

A violência que só aumenta a cada dia não é problema de fácil solução, uma vez que ela engloba uma série de fatores que vão desde a explosão demográfica, passando pelo desemprego estrutural e chegando ou começando pela desestruturação familiar. Isso quer dizer que só o uso da repressão não será capaz de reduzir a violência a níveis toleráveis.

Onde a violência se faz mais presente? Nas regiões periféricas, onde a população vive no mais completo abandono, porque desassistida pelo poder público que não procura resolver o problema da violência de maneira global, preferindo atacar os efeitos, quando deveria começar pelas causas.  

O jovem, a maior vitima de um sistema que induz ao consumo, que estimula a gravidez precoce, que investe no aumento dos lucros pagando baixos salários e reduzindo sistematicamente o emprego de mão de obra; acuado e sem conseguir ver uma luz no fim do túnel, esse jovem acaba apelando para uma saída radical, ou seja, engrossar as fileiras do exército e da indústria do crime organizado.  

Nem toda a polícia do mundo colocada a serviço do combate uma violência que se sustenta no tripé: superpopulação, desemprego e lar desestruturado será capaz de pelo menos deter a escalada de uma violência que não faz mais acepção de pessoas e classe social. Diante dessa triste e cruel realidade só nos resta apelar para a vontade e a bondade divina.  

siga no Twitter e no Facebook o blog Dom Severino (severino-neto.blogspot.com) @domseverino

Nenhum comentário: